Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Patos inaugura Casa de Acolhimento Adulto e Família destinado à população de rua

Por Secom - Patos   Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025

Dentro da programação alusiva aos 122 anos de Patos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMUDESH), inaugurou nesta segunda-feira, 13, o Serviço de Acolhimento para Adultos e Família Maria das Dores de Oliveira Braz “Dasdorinha Braz”, um novo espaço destinado à população em situação de rua.

O serviço tem como objetivo oferecer um ambiente acolhedor e seguro, garantindo um espaço digno para dormir e o acompanhamento especializado da equipe técnica, com ações voltadas para saúde, cidadania, fortalecimento de vínculos e pertencimento.

A Casa funciona de forma integrada ao Centro POP, que permanece como o espaço de referência durante o dia. Os usuários saem da Casa de Acolhimento às 7h da manhã e seguem para o Centro POP, onde realizam todas as refeições, café da manhã, almoço e lanche, além de participarem de oficinas e atividades socioeducativas.

O acolhimento acontece diariamente, com entrada até às 18h30. À noite, são servidos jantar e lanche antes de dormir, e aos sábados, domingos e feriados as refeições completas são realizadas no próprio local. O acolhimento é temporário, voltado para a construção de novos caminhos de autonomia e reintegração social.

2 (4)

A Casa conta com uma equipe composta pela coordenação, educadores sociais, cuidadores, auxiliares de serviços gerais e vigilantes, que atuam de forma integrada no cuidado e acompanhamento dos acolhidos.

Para garantir o bom funcionamento e o bem-estar coletivo, o serviço segue algumas condicionalidades, como o respeito aos horários de entrada e saída e a proibição de entrada sob efeito de álcool ou outras substâncias.

Durante a inauguração, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, destacou que o novo serviço representa um avanço importante na política de assistência social do município.

“Esse é um serviço de acolhimento para as pessoas em situação de rua, que também são acompanhadas pelo Centro POP. Aqui, nós buscamos oferecer dignidade, cuidado e respeito, até que essas pessoas possam fortalecer seus vínculos familiares e conquistar autonomia para reconstruir suas vidas com dignidade”, afirmou Helena Wanderley.

3 (3)

Representando o prefeito Nabor Wanderley, o vice-prefeito Jacob Souto e o chefe de gabinete Sales Júnior ressaltaram o compromisso da gestão em fortalecer as políticas públicas voltadas à população em vulnerabilidade. Eles destacaram que o novo serviço reforça o cuidado da administração municipal com quem mais precisa, oferecendo estrutura, acolhimento e atenção. Para eles, a inauguração da Casa de Acolhimento demonstra o empenho da gestão em ampliar ações e programas que contribuem para o crescimento do município e o bem-estar da população.

O presidente da ONG Ser de Luz, Geovanny Lima, também falou sobre a importância da iniciativa.

6 (2)

“O serviço de acolhimento para adultos, alinhado ao Centro POP, é de grande importância para a nossa cidade. Nós, como ONG que trabalha diretamente com essa população, nos sentimos muito felizes em saber que suas vidas e histórias estão sendo preservadas e evidenciadas, além da situação em que essas pessoas vivem”, destacou Geovanny.

A inauguração contou ainda com a presença de outros secretários municipais, voluntários da ONG Ser de Luz e equipes do Centro POP, CRAS e CREAS, além de seu João, usuário do Centro POP que representou os demais acolhidos. Por se tratar de um serviço de acolhimento, o evento foi restrito a poucos convidados, preservando a localização e a privacidade dos usuários.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

GILMARA JUNG

Gilmara Jung: A morena de olhos cor de mel e sabor de mel

Publicado em Segunda-Feira, 13 de Outubro de 2025
Gilmara Jung: A morena de olhos cor de mel e sabor de mel