Ana Peixoto e Nael se reúnem com Hugo Motta e Nabor e levam demandas de Malta

Por Secom-Patos Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2025
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, deu início à implantação do programa “Papai Tá Aqui”, em parceria com a Urban95, instituição de referência mundial na primeira infância que contempla apenas 60 municípios em todo o Brasil. Patos agora integra essa rede de transformação e cuidado com as crianças, sobretudo na primeira infância, com ações já iniciadas nos CRAS Mariana Alves e Geralda Medeiros.
O programa tem como objetivo fortalecer o vínculo entre pais e filhos, estimulando momentos de afeto, convivência e proteção, além de valorizar a importância da paternidade ativa no desenvolvimento das crianças. Os grupos formados nos CRAS reúnem pais e famílias para atividades que reforçam direitos, laços familiares e o cuidado integral.
Durante a semana, o município de Patos recebeu a visita da consultora da Urban95, Maria Brant, que acompanhou de perto o empenho das equipes pioneiras e o acolhimento no primeiro dia de oficina.
“É um grande privilégio estar em Patos e ter iniciado esse trabalho há três meses com uma equipe tão especial e profissional como a da assistência social. Foram dias intensos e muito gratificantes, ver os pais participando e as equipes conduzindo com tanta sensibilidade mostra que Patos sai na frente nessa experiência de paternidade ativa. Sem dúvida, quem mais ganha com tudo isso são as nossas crianças”, destacou.
O prefeito Nabor Wanderley reforçou a importância da iniciativa que tem um olhar diferenciado para a paternidade ativa, e o passo à frente que Patos tem em relação às políticas voltadas para a primeira infância.
“É com grande alegria que recebemos o ‘Papai Tá Aqui’, um programa que valoriza o papel do pai na vida dos filhos e fortalece os laços familiares. Patos mostra mais uma vez seu compromisso com a primeira infância, garantindo um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, relatou que o trabalho representa um marco para o município, que reforça seu compromisso com a primeira infância e convida os pais patoenses a participarem ativamente da vida dos filhos. A iniciativa valoriza o papel paterno no cuidado e na formação das crianças, contribuindo para uma sociedade mais humana, justa e pacífica.
Já o psicólogo João Paulo, que vem acompanhando os pais durante as oficinas, destacou que o Programa chega para abrir novos horizontes para que os pais percebam a importância que é acompanhar desde o pré-natal até o período escolar o desenvolvimento dos filhos.
“E nesse primeiro encontro, realmente assim, de oficina, nós tivemos como tema Pai Brinca Comigo, que é realmente assim, valorizando a importância do brincar para o desenvolvimento, que não é uma questão só meramente recreativa, mas aí traz vários recursos para um desenvolvimento cognitivo, social, emocional”, comentou.
« Voltar