Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Atriz do RN foi espiar a gravação de Agente Secreto e hoje é reconhecida mundialmente

Por Fantástico   Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2026

Tânia Maria, de 79 anos, nova sensação do cinema brasileiro, decidiu parar de fumar após 65 anos de vício ao cogitar uma possível viagem aos Estados Unidos para o Oscar. A ex-costureira brilha no filme "O Agente Secreto" e tem seu talento reconhecido mundialmente.

O reconhecimento internacional já chegou até as páginas do "The New York Times", que elogiou sua performance e destacou justamente o hábito que a atriz quer deixar para trás: o cigarro.

 

"Antes eu fumava três carteiras por dia. Se quiser contratar Tânia Maria agora, é sem cigarro. Posso botar o cigarro no dedo, mas fumar não", disse a atriz.

 

A trajetória da artesã potiguar, que até pouco tempo vivia da confecção de tapetes, transformou-se em uma das histórias mais surpreendentes da dramaturgia atual.

Conheça Tânia Maria, a Sebastiana de "O Agente Secreto" — Foto: Reprodução/Fantástico

Conheça Tânia Maria, a Sebastiana de "O Agente Secreto" — Foto: Reprodução/Fantástico

O início da carreira cinematográfica de Tânia ocorreu por acaso em 2018, movido pela curiosidade. Enquanto trabalhava em casa, ela ouviu vozes diferentes no povoado onde morava e decidiu espiar as gravações do filme "Bacurau". Ao cumprimentar a equipe, chamou a atenção da produtora de elenco Renata Roberta, que afirmou: "É da senhora que eu estava precisando, da sua voz!".

Foi no longa, também de Kleber Mendonca Filho, em 2019 que Tânia Maria apareceu pela primeira vez. Desde então, não parou mais.

“Para 2026 eu já tenho seis filmes”, contou ao Fantástico dessa semana (11).

Antes da fama, a rotina de Tânia era dedicada ao artesanato no Rio Grande do Norte. Durante vinte anos, ela frequentou semanalmente uma fábrica de estofados para recolher retalhos de tecido. Com as sobras, produzia kits de tapetes para banheiro que vendia por R$ 80 — valor que ela faz questão de manter inalterado, mesmo após o sucesso nas telas.

Publicações especializadas, como Variety e The Hollywood Reporter, já listam Tânia como uma forte candidata à indicação de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar. A lista oficial da Academia será divulgada no dia 22 de janeiro e a premiação ocorre em março. Caso vença, ela será a primeira brasileira a conquistar a estatueta de atuação na história da premiação.

Com seis filmes previstos para 2026, a atriz segue com a agenda lotada e grandes expectativas para o futuro.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Jessica Meira

Jessica Meira: Uma loira espetacular

Publicado em Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
Jessica Meira: Uma loira espetacular