Compartilhe

Shylton Fernandes: conheça o hitmaker paraibano que fez Neymar dançar três vezes

Por G1 Paraíba    Terça-Feira, 1 de Dezembro de 2020


Na primeira quinzena de novembro, duas músicas reinaram em streaming no Brasil: no YouTube, a mais tocada foi "Só tem eu", uma bregadeira do sertanejo Zé Felipe; no Spotify, a número 1 é "Recairei", um forró de piseiro dos Barões da Pisadinha.

Ambas foram compostas pelo Shylton Fernandes, de Campina Grande (PB). O autor das músicas mais tocadas no país, com uma audiência de milhões de pessoas, tem orgulho de um ouvinte específico, que nem mora no Brasil.

"Minha vida começou a mudar por causa do Neymar", diz o paraibano de 38 anos. A maior alegria de Shylton é quando o centroavante do Paris Saint-Germain aparece dançando uma música escrita por ele.

Isso já aconteceu três vezes: com a música que o projetou em 2012, "Eu quero tchu, eu quero tcha", e com os dois hits atuais, "Só tem eu" e "Recairei". No jargão do futebol, é um "hat-trick" em um dos espaços mais disputados da música brasileira: a JBL do Neymar.

Ouça acima o podcast G1 Ouviu, que conta a história de "Só tem eu" e dos seus criadores: o cantor Zé Felipe, o compositor Shylton Fernandes e o produtor Rafinha RSQ.

Shylton Fernandes — Foto: Divulgação / Instagram do músico

Shylton Fernandes — Foto: Divulgação / Instagram do músico

Shylton começou a carreira tocando percussão em um grupo de axé de Campina Grande, mas em 2010 resolveu pegar o microfone e criar o grupo Forró Safado. "Eu nem tinha empresário, era só uma banda de amigos", lembra.

A sorte virou no dia 4 de fevereiro de 2012, quando Neymar comemorou seu centésimo gol, no jogo Santos x Palmeiras, balançando os braços na levada da coreografia de "Eu quero tchu, eu quero tcha".

A banda era de forró, mas a música juntava sertanejo e funk. Foi só a quarta canção escrita por Shylton para o Forró Safado. A gravação mais conhecida, no entanto, foi da dupla João Lucas & Marcelo. O paraibano não ficou famoso, mas virou compositor requisitado.

 

"Dali em diante a minha vida começou a mudar por causa do Neymar", diz o músico antes de se corrigir: "Primeiro por causa de Deus, depois por causa do Neymar. Eu vi que era bom e comecei a fazer outras músicas".

 

Shylton se tornou queridinho de Wesley Safadão, e escreveu para ele sucessos como "Sonhei que tava me casando" e "Vou dar virote". Ele também foi coautor de um dos maiores sucessos de Mano Walter, "Juramento do dedinho".

Shylton Fernandes em 2012, quando o hit escrito por ele 'Eu quero tchu, eu quero tcha' estourou — Foto: Silas Batista / ge

Shylton Fernandes em 2012, quando o hit escrito por ele 'Eu quero tchu, eu quero tcha' estourou — Foto: Silas Batista / ge

Sua caneta já estava afiada, mas foi em 2020 que ele conseguiu acertar dois outros sucessos nacionais tão grandes quanto "Eu quero tchu, eu quero tcha" - a ponto de fazerem Neymar dançar.

Primeiro foi "Recairei", feita em parceria com Jimmy Luzzo, Lucianno Lima e Thiago Ross, que se tornou a primeira música do duo baiano Barões da Pisadinha no 1º lugar no Spotify.

A dobradinha nesse ano foi com "Só tem eu", feita com os parceiros Marco Esteves, Lucas Medeiros e Gabriel Cantini. Ela surgiu como uma balada romântica, mas a sacada foi colocar num ritmo diferente e mandar para um cantor que tinha encomendado isso.

 

"O Lucas Medeiros botou uma melodia com os meninos no violão. Era uma melodia simples, sem nenhuma sacada", define Shylton.

 

"Porque o que vinha acontecendo muito no sertanejo era os compositores procurando fazer muito esforço com sacadas diferentes, muito inteligentes. E às vezes o povo quer escutar o simples", defende o compositor.

 

"E foi isso que a gente fez. Uma melodia muito gostosa com um refrão simples, que o povo abraçou. E na hora quando a gente acabou, eu disse: 'vamos botar essa música na bregadeira, que é um ritmo forte no Nordeste'", lembra Shylton. Ele diz que os parceiros tiveram dúvidas, mas deixaram rolar.

"Quando montou na batida da bregadeira com arrocha, eu pensei: cara isso pode ser a cara do Zé Felipe". A gravação do filho de Leonardo, que queria algo diferente do sertanejo e com "a cara do Nordeste", foi sucesso imediato. Até um certo atacante apareceu dançando no Instagram.

"O pessoal diz que eu posso pedir música no Fantástico com o Neymar. Ele dançou 'Eu quero tchu, eu quero tcha', entrou na Champions League na final escutando 'Recairei' e agora dançou 'Só tem eu'", ele faz questão de listar.

"Ou seja, eu tenho uma ligação muito forte com o Neymar apesar de eu não conhecê-lo. Acho que um dia naturalmente vou conhecer. E vou dizer: 'Rapaz brigado pelo que você está fazendo por minhas músicas, viu?'".

Shylton Fernandes — Foto: Divulgação / Instagram do músico

Shylton Fernandes — Foto: Divulgação / Instagram do músico

« Voltar

FESTA GRANDE

É O Tchan, Cavaleiros do Forró e Jobim Araújo animam festa de 70 anos de São Mamede

REVELAÇÃO

Herbert Vianna relembra namoro com Paula Toller e fala de música feita pra ela

Veja também...

NO SERTÃO

Veja onde mais choveu em 2024 na Região de Patos

NA PARAÍBA

Assembleia aprova criação de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça da PB

CONQUISTAS

Plano de Cargos e Carreira dos professores estaduais da Paraíba é aprovado na Assembleia