Queda no 'globo da morte' mata acrobata chileno e deixa outro artista em estado grave
Por O Globo Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2025
Um acrobata chileno de 26 anos morreu durante uma apresentação no Circo Imperial Real de Sant'Anastasia, na província de Nápoles, na Itália, após cair enquanto realizava uma manobra no “globo da morte”. O acidente ocorreu diante de uma grande plateia, composta em sua maioria por crianças, e também deixou um motociclista mexicano de 43 anos em estado grave.
Segundo o jornal italiano La Sicilia, a acrobacia envolvia três motociclistas dentro de uma estrutura esférica de aço iluminada apenas por luzes LED presas aos seus trajes. Durante a apresentação, o jovem chileno perdeu o controle e caiu no centro da esfera, provocando uma colisão entre os outros dois participantes que tentavam desviar. O terceiro integrante, um colombiano da mesma idade do acrobata morto, sofreu apenas ferimentos leves.
Investigação em andamento
Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir o locutor do espetáculo tentando acalmar a plateia enquanto a gravidade do incidente ainda era desconhecida. Após o impacto, as luzes da tenda foram acesas e equipes de emergência entraram imediatamente para prestar socorro aos três artistas.
Veja o momento:
As autoridades informaram que, por enquanto, as identidades dos envolvidos não serão divulgadas porque suas respectivas famílias, todas residentes no exterior, ainda não foram oficialmente notificadas.
O Royal Imperial Circus é uma empresa familiar fundada no início do século XX por Arnaldo Dell’Acqua, de acordo com La Sicilia. A companhia circense abriga mais de cem animais exóticos. “Nossa história é de dor e renascimento, de aplausos e sacrifícios”, afirma o site do empreendimento.
Entretanto, uma investigação foi aberta após o acidente. Agentes da delegacia de Sant'Anastasia e especialistas da seção de investigação da Unidade de Investigação do Castello di Cisterna estiveram no local do ocorrido, segundo o jornal Il Mattino.
O prefeito de Sant'Anastasia, Domenico Esposito, expressou choque com o episódio e enviou condolências às famílias afetadas.
“Esta é uma tragédia muito dolorosa, quase devastadora, eu diria. Sei que havia muitas crianças presentes que testemunharam essa tragédia”, afirmou. Ele acrescentou presumir que a empresa organizadora possuía todas as autorizações necessárias e destacou que colocar três motociclistas para circular dentro de uma roda é “bastante arriscado”.