Compartilhe

Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal

Por Wscom    Domingo, 15 de Junho de 2025


O samba amanheceu mais triste neste domingo (15). Morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o percussionista, cantor e compositor Bira Presidente, um dos ícones do gênero e figura central na criação do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal.

Bira estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, e enfrentava um câncer de próstata, além de conviver com o Alzheimer. Ele faleceu na noite de sábado (14), às 23h55.

Uma lenda viva do samba

Nascido em 1937 no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio, Ubirajara Félix do Nascimento teve o samba como trilha sonora da vida desde a infância. Foi batizado musicalmente na Estação Primeira de Mangueira, teve influência direta de nomes como Pixinguinha e João da Baiana, e transformou rodas de samba suburbanas em um movimento cultural que revolucionou o gênero.

Em 1961, ao lado do irmão Ubirany e outros amigos, Bira fundou o Cacique de Ramos, bloco de carnaval que logo se consolidaria como referência cultural e musical do país. Bira foi o único presidente da agremiação, sendo conhecido como “o próprio Cacique”. O espaço virou celeiro de talentos e berço de inovações musicais.

Fundo de Quintal: a revolução na roda de samba

No fim dos anos 1970, das rodas do Cacique surgiu o grupo Fundo de Quintal, do qual Bira foi um dos fundadores. A nova sonoridade — marcada pelo uso de instrumentos como tantã, repique de mão e banjo — ganhou o Brasil e mudou os rumos do samba de raiz. Sucessos como “O Show Tem Que Continuar” e “A Amizade” marcaram época com Bira segurando o pandeiro com maestria.

Bira também gravou com grandes nomes da MPB, como Beth Carvalho, e era querido por sambistas, artistas e admiradores do gênero por sua alegria, firmeza e entrega total ao ofício.

« Voltar

Entretenimento

FIM DO AMOR

Zé Felipe processa Virginia e exige investigação sobre partilha de bens

INCIDENTE

[VÍDEO] Roberta Miranda reage com empurrão e chute em homem que subiu no palco

INUSITADO

‘Piroka do amor’: doceria lança ‘versão inusitada’ do morango do amor no Nordeste

AMOR

Doceria erótica de Natal lança ‘versão inusitada’ do morango do amor no Nordeste

Veja também...

NO SERTÃO

Ministro da Saúde desembarca em Patos na próxima semana

ECONOMIA

Patos se consolida como polo econômico do Sertão com PIB de R$ 2 bilhões

NA PARAÍBA

Deputado Júnior Araújo anuncia saída do PSB e migra para Progressistas