Compartilhe

Entenda o que é compliance, motivo da demissão de Rodrigo Bocardi

Por CNN Brasil    Sexta-Feira, 31 de Janeiro de 2025


O apresentador Rodrigo Bocardi, 49, foi demitido da Globo após 25 anos. Segundo a emissora, a decisão de desligar o âncora do Bom Dia São Paulo foi tomada após o descumprimento de “normas éticas”, uma questão de compliance.

O advogado trabalhista José Eduardo G. Pastore explicou à CNN que uma demissão por questão e compliance é algo extremamente grave. Ele disse que compliance refere-se ao conjunto de disciplinas que visa assegurar que empresas e indivíduos atuem em conformidade com normas legais, políticas internas e regulamentos externos aplicáveis ao seu negócio.

“É a violação de regras internas da empresa, estabelecidas no compliance, que podem gerar inclusive a demissão. Exemplos: violação do código de conduta da empresa. Algum assunto que fira a imagem ou reputação da empresa por conta de um comportamento ilegal ou mesmo ato de indisciplina do trabalhador”, explicou Pastore.

Segundo o advogado, outros exemplos de violação do código de conduta da empresa podem ser: mau comportamento, como assédio de colegas, resultando em ferimentos à imagem da emissora, ou descumprimento do dever funcional, deturpação de uma notícia, causando danos à reputação da Globo, por exemplo.

Ainda conforme Pastore, regra de violação de compliance geralmente é tratada em sigilo, o que justificaria o fato de a emissora não dar outros detalhes sobre a demissão.

« Voltar

FETICHE

‘Maior corno do Brasil’ fala sobre fetiche de ver a esposa com outro

MUDANÇAS

Gretchen mostra antes e depois de mega hair: 'Tem que durar 3 meses'

Veja também...

FESTA GRANDE

São João 2025 de Monteiro: programação completa é divulgada

MUDANÇAS

WhatsApp deixará de funcionar em iPhones antigos a partir de segunda

POLÍTICA

Hugo Motta publica vídeo sendo chamado de 'governador'