Compartilhe

Serra dos Buzinas em São Mamede desponta para o turismo ecológico e de aventura

Por Assessoria    Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2023


A “Trilha e Rapel na Serra dos Buzinas” aconteceu no último dia 29 de janeiro. O evento, que chegou a sua sexta edição, é idealizado pelo personal trainer Alan John que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de cultura, turismo e meio ambiente, e de outros parceiros como por exemplo a Agência de Ecoturismo Sertão Extreme.

O objetivo da ação é fomentar o turismo rural, ecológico e de aventura, tendo neste conjunto formado por uma vegetação nativa, especialmente a Caatinga, e de rochas como cenário principal. Os participantes têm, portanto, a oportunidade de vencer os medos e se reencontrar com a natureza.

Durante o percurso, por exemplo, é fácil encontrar macambiras que nascem nas pedras, aproveitando os espaços, ou ainda rochas esféricas que são resultado dos processos de esfoliações esferoidal (Expedição Geografia Paraíba).

O ápice da trilha é a chegada até uma gruta naturalmente formada por lajedos. A visão que se tem do local embeleza os aventureiros, que param para contemplar e, é claro, com seus celulares a postos fazem registros fotográficos.

Vale ressaltar que, exatamente no pé da serra, tem os ‘olhos d’água’ com sistema de captação de água por gravidade.

rapel-640x491
Do topo da serra, avistam-se outras serras importantes da região como a do Yayu de Santa Luzia e a Serra da Viola, em Várzea.

Após a trilha, vem a segunda parte do passeio com o rapel – o maior desafio para os aventureiros, porque descer a serra assim é experimentar adrenalina no seu potencial mais puro, radical.

É importante dizer que, além do suporte da equipe Extreme, o evento também conta com a colaboração do corpo de bombeiros que oferecem as orientações de segurança a todos os participantes.

A serra dos buzinas fica a 12 quilômetros do centro de São Mamede, mais precisamente no Sítio Olho d’Água – região de Campo de Cruz. E a propriedade pertence aos herdeiros da família Medeiros, que é chamada de família “Buzina”.

ASCOM/PMSM

« Voltar

SEM CANTAR

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

EMOCIONADO

Belo chora muito no show de volta do Soweto: 'Momento difícil'

Veja também...

ECONOMIA

Troca de 3 mil lâmpadas a vapor de sódio por led gera economia ao município de Patos

NA PARAÍBA

Açude rompe durante a tarde desta sexta-feira em Nova Palmeira

REVELAÇÃO

Após separação de Belo e caso com personal vir à tona, Gracyanne Barbosa desabafa