Ator Victor Fasano aciona Justiça e processa TV Globo
Por Camila Bezerra - Click PB Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025
O ator Victor Fasano, que interpretou o personagem Tavinho na novela “O Clone” (2001), decidiu processar a TV Globo. O ator acionou a justiça para questionar o contrato que mantinha com a emissora e cobrar pela exibição de obras em serviços de streaming e canais pagos.
A ação, movida em junho de 2025 junto à sua empresa, a Paisagio Comércio Vídeo Foto, questiona os termos contratuais originais e a remuneração pelas exibições da obra em novas mídias. Ao perceber a brecha no contrato, o ator juntamente com sua equipe de advogados, decidiu buscar seus direitos.
Motivo da Ação: exploração em novas mídias
Fasano alega que o contrato original de 2001 não previa a remuneração ou a forma de exploração da obra em serviços de streaming e canais pagos:
- Uso Não Previsto: A ação alega que o contrato original não cobria exibições em plataformas como o Globoplay nem reprises no Canal Viva sem remuneração adicional.
- Alegação: Os autores acusam a emissora de lucrar com a exploração dessas mídias sem compensar adequadamente os atores.
- Classificação Legal: A reexibição no Canal Viva é classificada como licenciamento indevido, e não mera reprise.
O ator declarou que, embora a Globo sempre tenha pago conforme contratos anteriores, as tecnologias de streaming e canais pagos simplesmente não foram previstas no acordo de 2001.
Pedidos Exigidos na Justiça
Victor Fasano e sua empresa exigem judicialmente o pagamento imediato pelo uso da obra no GloboPlay e no Canal Viva, além de multa por quebra de contrato. O ator também pediu indenização por danos morais e exigiu a apresentação das notas fiscais e do contrato original de 2001 pela TV Globo.
O que diz Victor Fasano
Em entrevista ao colunista Lucas Pasin, do site Metrópoles, Victor Fasano comentou que “a Globo sempre me pagou tudo normalmente, sempre. Claro, baseada nos contratos de imagem firmados com cada profissional anteriormente. Porém, desde o Canal Viva/Globoplay Novelas e no streaming, não há pagamento pelo uso da minha imagem ou de qualquer outro ator. Essa utilização nunca foi prevista anteriormente”.
O ator considera ainda que “sendo assim deveria gerar um novo pagamento, pois é injusta uma nova exploração comercial sem pagamento aos artistas. É importante que isso fique claro. Estão usando imagem de todos os atores nessas novas plataformas sem sequer pedir permissão aos que detêm o direito à imagem“.