Quem é Silvânia Aquino, cantora que deixou a Calcinha Preta e causa clamor por sua volta à banda
Por Lucas Isidio Sábado, 15 de Novembro de 2025
A cantora Silvânia Aquino anunciou, no último dia 10 de novembro, o seu desligamento da banda Calcinha Preta. Desde então, teve início um clamor de fãs e outros cantores pela sua volta ao grupo sergipano de forró, afinal ela tem 25 anos de história com a Calcinha Preta e deu voz a muitos dos sucessos da banda, entre eles ‘Seu Amor é Bom’, ‘Hoje a Noite’ e ‘E o Vento Levou’.
Silvânia Aquino tem 52 anos, nasceu em Aracaju, capital do estado de Sergipe, terra natal da banda Calcinha Preta. Estava no grupo desde o ano 2000, quando a banda tinha apenas cinco anos de fundação, tendo sido criada pelo empresário Gilton Andrade, o qual convidou Silvânia para integrar o grupo. Antes, Silvânia cantou em outras bandas como Estação da Luz, Banda Galope e Raio da Silibrina.

Em 2009, deu voz à música ‘Você não vale nada’, com o cantor Bell Oliver. A canção gravada pela banda Calcinha Preta entrou para a novela ‘Caminho das Índias’, da TV Globo, e foi um sucesso juntamente com o folhetim. A música rendeu prêmios e até uma participação dos dois vocalistas no especial de fim de ano de Roberto Carlos, na Globo.
Silvânia permaneceu na Calcinha Preta até 2016, quando deixou a banda com Paulinha Abelha para montar o projeto ‘Gigantes do Brasil’, com Daniel Diau, cantor que também se ausentou do grupo por dez anos, mas depois retornou e permanece desde então. Silvânia e Paulinha voltaram à Calcinha Preta em 2018, logo após o retorno de Daniel à banda. Paulinha morreu em 2022 por problemas de saúde.
Silvânia era muito ligada à Paulinha Abelha e ambas brincavam nos bastidores. Paulinha chamava Silvânia de Patrícia, uma referência a ‘patricinha’.
Revolta
Nas redes sociais, fãs têm declarado que a banda Calcinha Preta não será mais a mesma sem Silvânia Aquino e exigem que os empresários conversem com a cantora para que ela volte para a banda. Alguns ameaçam pedir reembolso de ingressos já comprados para os shows, caso a vocalista não retorne.
Bell Oliver, cantor da Calcinha Preta, publicou em seu perfil no Instagram, um declaração na qual destaca trecho de uma entrevista sua em que declarou: “não desistimos dela.”
Marlus Viana, ex-vocalista da Calcinha Preta e que participa como convidado das edições do festival Atemporal, pediu, nos comentários da publicação de Silvânia com o anúncio oficial de desligamento que ela pensasse sobre a decisão. “Pensa direito, Sil, por favor.” Depois, acrescentou: “nem que seja a última coisa que eu faça, eu vou até o fim. Ela não vai sair.”
Briga
Houve especulações sobre a saída de Silvânia da Calcinha Preta desde que ela deixou de se apresentar em dois shows da banda no fim de semana passado, um deles em Massaranduba, na Paraíba. Uma colunista do Metrópoles chegou a afirmar que Silvânia e O’hara Ravick, outra vocalista do grupo, haviam brigado e não se davam bem nos bastidores. A informação foi desmentida por O’hara em comunicado divulgado em suas redes sociais. Uma nota de sua equipe classificou o caso como ‘fake news’ e pontuou que as duas cantoras têm boa relação profissional e de respeito.
Outro ponto levantado é que Silvânia teria sido suspensa dos shows do último fim de semana após desentendimento com o proprietário da banda, Diassis Marques. Essa questão não foi esclarecida. Silvânia disse em entrevista ao g1 Sergipe que não houve desavenças com integrantes da banda. Diassis não se pronunciou.
Muitos rumores se misturam nessa situação da saída de Silvânia da Calcinha Preta. Um site publicou que o desligamento dela teria ocorrido após a cantora pedir um valor tão alto para a banda, na renovação de contrato, que ficou insustentável. O empresário Felipe Marques, filho de Diassis Marques, desmentiu a publicação no Instagram de um influenciador, que republicou a informação. “FAKE NEWS”, declarou Felipe.