Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Você está bebendo demais? Veja se o uso de álcool passou dos limites

Por GQ   Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026

Se você suspeita que está começando a beber demais, é provável que em mais de uma ocasião já tenha enfrentado algum problema por causa da forma como consome álcool — seja uma discussão, um mal-entendido ou o fato de ter falhado com algum compromisso ou pendência. Inclusive, pode ser que você já esteja identificando alguns efeitos negativos do álcool no seu corpo, prejudicando sua saúde física e emocional.

Seja como for, nem sempre é simples o processo de identificar se você está começando a beber demais. Afinal, em nossa sociedade o consumo de álcool é percebido como algo completamente normal, inclusive quando é excessivo, e tende a ser celebrado, promovido e normalizado por todos os lados. Nesse contexto, não é fácil saber se estamos fora do padrão que a sociedade aceita ou se ultrapassamos algum limite. Por isso, compartilhamos estes sinais para identificar se você está começando a beber demais.

 

Você pensa demais no álcool

Se desde o início da semana você já está pensando nas cervejas que vai tomar na sexta-feira ou se ir a um encontro com suas amizades só te motiva porque você fantasia sobre o que vai beber, há um sinal de alerta.

 

Você não consegue se divertir

Em linha com o ponto anterior, se uma convivência com suas amizades, colegas de trabalho ou até família em que o álcool não está presente te incomoda e não te permite ficar tranquilo ou presente, então algo não vai bem. Na realidade, o ideal é que você consiga se divertir com ou sem álcool (especialmente em janeiro, quando muitos apostam em experimentar a sobriedade).

Se você pensa demais em beber, já tentou parar e não consegue, talvez seja hora de olhar com mais cuidado para sua relação com o álcool  — Foto: GQ
Se você pensa demais em beber, já tentou parar e não consegue, talvez seja hora de olhar com mais cuidado para sua relação com o álcool — Foto: GQ

 

Você já tentou parar e não consegue

Talvez como uma resolução de ano novo ou simplesmente como uma promessa ao vento em um dia de ressaca, se em ocasiões anteriores você tentou parar de beber, mas não conseguiu, isso pode significar que há uma adição presente.

 

Você já perdeu a conta

Se em uma saída casual você bebe até perder a conta ou, em uma semana, são tantos os drinques que você não conseguiria registrá-los todos, então está bebendo demais. O mesmo acontece se você pensa que vai tomar apenas uma bebida, mas acaba tomando muito mais do que isso.

Seus motivos são emocionais

Quando as pessoas bebem para evitar alguma emoção, geralmente o fazem em excesso. O mesmo vale para quem bebe para liberar o estresse ou para se sentir melhor, já que essa motivação costuma vir acompanhada do abuso, com o objetivo de deixar de sentir. Não é fácil reconhecer isso, mas você sabe se esse é o seu motor para beber? O que você busca obter quando abre sua primeira bebida? Em que momentos sente vontade de um gole? Você costuma se sentir melhor sob o efeito do álcool do que sóbrio? Essas perguntas podem te dar uma ideia de onde você está nesse assunto.

 

Você age de forma defensiva

Se as pessoas te dizem que você está bebendo demais, mas você se sente ofendido com a afirmação ou até responde de forma ríspida, esse também é um sinal a ser considerado. Isso porque, se você chega a sentir culpa ou incômodo pela maneira como consome álcool, é muito provável que esteja diante de um caso de excesso. Em contrapartida, se você estivesse em paz com a quantidade de álcool que costuma consumir, não sentiria isso.

Se você se sente desconfortável com o seu consumo de álcool, aproxime-se de pessoas que decidiram parar de beber e peça que contem a experiência delas. É realmente surpreendente quantas coincidências podem existir entre as experiências de quem optou por se distanciar do álcool e, se essas histórias ressoarem em você, então você pode pedir ajuda. Você verá que não é nem o primeiro nem o último a fazer isso. No fim das contas, uma decisão de autocuidado sempre é boa para ter um futuro com o qual você se sinta em paz.

« Voltar

Veja também...

INUSITADO

Peixe de 2 metros de comprimento e 70 kg é capturado no Rio Sanhauá, na Paraíba

Publicado em Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026
Peixe de 2 metros de comprimento e 70 kg é capturado no Rio Sanhauá, na Paraíba

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Jessica Meira

Jessica Meira: Uma loira espetacular

Publicado em Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
Jessica Meira: Uma loira espetacular