Por quanto tempo posso guardar as sobras de comida na geladeira?
Por O Globo Domingo, 4 de Janeiro de 2026
Hoje em dia, os tempos de cozimento costumam ser mais curtos, então muitas pessoas preparam a comida com antecedência para facilitar as coisas. No entanto, esses alimentos não devem ser mantidos na geladeira por muito tempo, pois podem causar intoxicação alimentar.
Segundo a Organização de Consumidores e Usuários (OCU), maior associação de defesa de consumidores em Espanha, alguns casos de intoxicação alimentar são causados por refrigeração inadequada, por isso é importante saber o tempo correto que os alimentos devem permanecer na geladeira.
Por outro lado, especialistas em ciência dos alimentos explicaram que o armazenamento inadequado de alimentos cozidos pode promover o crescimento de microrganismos que causam intoxicação alimentar.
A nutricionista e cientista de alimentos Emma Beckett comentou que, embora o frio retarde o crescimento bacteriano, ele não elimina as bactérias que já contaminaram os alimentos. Por isso, é importante seguir os protocolos adequados desde o momento em que o cozimento termina.
Por quanto tempo posso guardar as sobras na geladeira?
Por outro lado, a Clínica Mayo explicou que as sobras podem ser armazenadas na geladeira por três ou quatro dias, mas após esse período o risco de intoxicação alimentar aumenta .
Outra dica da instituição é congelar os alimentos se você souber que não os consumirá em até quatro dias, pois assim eles durarão mais tempo. No entanto, para preservar ao máximo o sabor, o ideal é não congelá-los por mais de quatro meses.
“A melhor opção é guardar as sobras na geladeira assim que terminar de comer. Depois de duas horas, os alimentos que ficaram fora da geladeira precisam ser resfriados à temperatura ambiente, como em uma festa ou piquenique. Se a temperatura estiver a 32°C ou mais, os alimentos não devem ficar fora da geladeira por mais de uma hora”, explica a Clínica Mayo.
Da mesma forma, o professor Senaka Ranadheera, da Universidade de Melbourne, alertou que os alimentos cozidos são considerados "potencialmente perigosos" devido à facilidade com que podem desenvolver micróbios se não forem resfriados adequadamente.
De acordo com a especialista, os alimentos em risco incluem carnes cozidas, ovos, arroz, massa, pizza e sushi. Portanto, é recomendado deixar os alimentos esfriarem bem e armazená-los em pequenas porções ou em recipientes rasos, a uma temperatura que não ultrapasse 60 °C nem caia abaixo de 21 °C.