Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Pesquisadora da UFPB cria mecanismo que pode evitar aumento da conta de luz

Por Jornal da Paraíba   Sábado, 8 de Junho de 2019

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental (Larhena) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou um novo modelo de previsão de vazão em reservatórios de usinas hidrelétricas. O método foi apresentado na tese de doutorado da pesquisadora Paula Karenina. A descoberta pode beneficiar consumidores de energia elétrica com a redução na conta de luz.

O novo modelo proposto demonstra precisão nas projeções de vazão no período de até um ano. Sabendo quanto tempo o volume demora a subir novamente, as empresas de distribuição de energia elétrica podem evitar aumentar o valor das contas em tempos de baixa nos volumes das bacias.

De acordo com a pesquisadora, o setor de energia hídrica corresponde a 90% da energia elétrica produzida no Brasil e é diretamente dependente do volume de água nos reservatórios e das previsões de vazão, que permitem às usinas saber quando abrir e fechar a passagem de água nos reservatórios.

O método da pesquisa foi aplicado no reservatório do Xingó, situado entre Sergipe e Alagoas, na bacia do Rio São Francisco, e continua sendo testado em reservatórios de outros rios para demonstrar a adaptação do modelo às diferentes vazões e tipos de bacias. O modelo já se encontra pronto para ser utilizado por usinas hidrelétricas.

« Voltar

Veja também...

EM QUEDA

IA pode estar freando salários antes de cortar empregos; veja profissões mais expostas

Publicado em Domingo, 23 de Agosto de 2026
IA pode estar freando salários antes de cortar empregos; veja profissões mais expostas

TV 40 Graus

Click 40 Graus

JU KASSNER

Ju Kassner: A nutricionista tentação da sua dieta

Publicado em Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2026
Ju Kassner: A nutricionista tentação da sua dieta