A aeronave hipersônica DART, da empresa Hypersonix Launch Systems, será lançada no primeiro trimestre de 2025. Com a possibilidade de atingir cinco vezes a velocidade do som, cerca de 8.643,6 km/h, o avião espacial pode voar entre Londres, na Inglaterra, e Sidney, na Austrália, em duas horas.
Quando estiver pronto para voar, o DART será lançado com o auxílio de foguetes de sondagem não guiados e guiados. A aeronave é um demonstrador de tecnologia scramjet, de três metros de comprimento, feito com liga de alta temperatura e alimentado por hidrogênio.
Veja a projeção de como seria o voo do DART:
De acordo com a Hypersonix Launch Systems, o veículo é alimentado por um motor scramjet de quinta geração, que é o primeiro de geometria fixa impresso em 3D do mundo. Segundo a empresa, esse equipamento proporciona desempenho, confiabilidade, prazo de entrega e vantagens de custo em relação a métodos de fabricação mais personalizados.
Apesar de uma indústria aeroespacial relativamente pequena, especialistas em aviação consideram a Austrália, país onde está sediada a Hypersonix, pioneira em tecnologia hipersônica.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por exemplo, já fechou um acordo de fornecimento com a empresa para seus aviões espaciais, que os executivos acreditam que um dia poderão voar 7 vezes a velocidade do som.
A empresa também deve ajudar o Ministério da Defesa do Reino Unido a desenvolver mísseis hipersônicos, como parte de um contrato de R$ 7,24 bilhões.
« Voltar