Compartilhe

Nova aeronave hipersônica pode voar cinco vezes a velocidade do som

Por O Globo    Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024


A aeronave hipersônica DART, da empresa Hypersonix Launch Systems, será lançada no primeiro trimestre de 2025. Com a possibilidade de atingir cinco vezes a velocidade do som, cerca de 8.643,6 km/h, o avião espacial pode voar entre Londres, na Inglaterra, e Sidney, na Austrália, em duas horas.

Quando estiver pronto para voar, o DART será lançado com o auxílio de foguetes de sondagem não guiados e guiados. A aeronave é um demonstrador de tecnologia scramjet, de três metros de comprimento, feito com liga de alta temperatura e alimentado por hidrogênio.

 

Veja a projeção de como seria o voo do DART:

 

De acordo com a Hypersonix Launch Systems, o veículo é alimentado por um motor scramjet de quinta geração, que é o primeiro de geometria fixa impresso em 3D do mundo. Segundo a empresa, esse equipamento proporciona desempenho, confiabilidade, prazo de entrega e vantagens de custo em relação a métodos de fabricação mais personalizados.

Apesar de uma indústria aeroespacial relativamente pequena, especialistas em aviação consideram a Austrália, país onde está sediada a Hypersonix, pioneira em tecnologia hipersônica.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por exemplo, já fechou um acordo de fornecimento com a empresa para seus aviões espaciais, que os executivos acreditam que um dia poderão voar 7 vezes a velocidade do som.

A empresa também deve ajudar o Ministério da Defesa do Reino Unido a desenvolver mísseis hipersônicos, como parte de um contrato de R$ 7,24 bilhões.

« Voltar

DESCOBERTA

Astronauta da Nasa flagra fenômeno luminoso raro durante tempestade vista do espaço

CURIOSIDADE

Pedra de boi avaliada em R$ 1 milhão é furtada de frigorífico em Ji-Paraná, RO

Veja também...

NO SERTÃO

Piscicultores de Patos e região recebem alevinos do Governo do Estado e da Prefeitura

POLÊMICA

Tarcísio de Freitas propôs ao STF que Bolsonaro viajasse aos EUA para negociar tarifas

DESENVOLVIMENTO

Reunião com artesãos de São José do Bonfim marca novos avanços no turismo local