Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

[VÍDEO] 1º meteorito na Paraíba é encontrado em Nova Olinda pesando 26 kg

Por Luiz Adriano – Diário do Sertão   Sábado, 7 de Janeiro de 2023

Os irmãos Edson Oliveira e João Jarba, ambos da cidade de Nova Olinda, no Vale do Piancó, têm vivido um dilema nos últimos oito anos. O fato é que Edson com ajuda de seu irmão João, encontrou em novembro de 2014, uma pedra em sua propriedade e depois de todo esse tempo, o achado foi oficialmente constatado que se trata de um meteorito de 26 quilos e com aproximadamente 4,56 bilhões de anos.

Edson Oliveira participou do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão e contou como foi toda a trajetória para chegar até a conclusão das dúvidas que perduraram por vários anos.

Edson explicou que ele e seu irmão encontraram a pedra quando usavam um detector de metais em busca de ouro em sua propriedade.

meteorito-jpeg-1-640x426

Ele disse que quando encontrou não tinha ideia de que poderia ser um meteorito. A partir de então, por gostar de colecionar coisas antigas, a pedra se tornou um enfeite na mesa do sertanejo.

Pesquisa

Edson disse que só atentou para descobrir de fato que tipo de rocha havia em cima de sua mesa, após a repercussão da queda de um outra rocha espacial em Santa Filomena-PE, em agosto de 2020. Ao perceber que pessoas do estado vizinho mostravam pequenas pedras de cerca de 200 gramas por exemplo e afirmavam que era meteorito, Edson decidiu conversar com seu irmão e tocar para frente a ideia da análise da pedra encontrada em sua propriedade.

Em contato com André Moutinho, o qual é pesquisador e colecionador de meteoritos, os irmãos foram orientados a enviar uma pequena porção da pedra para ser pesquisada. Edson disse que enviou cerca de 1 kg da rocha para São Paulo.

Após análises feitas em faculdades como a USP, UICAMP, Ouro Preto, além de outras internacionais como na Inglaterra, Canadá e Estado Unidos, foi detectado que de fato se trata de um meteorito.

Conforme Edson, ao sair a oficialização, o pesquisador explicou que a pedra encontrada no Sertão da Paraíba, trata-se de uma peça espacial da época da formação do sistema solar, oriunda de um protoplaneta, que é um planeta que não se formou devido a um impacto muito grande com outro planeta.

A pedra, que recebeu o nome de Nova Olinda, por ter sido encontrada no município do mesmo nome, encontra-se hoje no estado do Rio de Janeiro guardada em um cofre. Ela é o 86º meteorito encontrado no Brasil e o 1º na Paraíba.

 

 

« Voltar

Veja também...

CURIOSIDADE

'Lua de Sangue': saiba como assistir ao vivo ao maior eclipse lunar do ano neste domingo

Publicado em Domingo, 7 de Setembro de 2025
'Lua de Sangue': saiba como assistir ao vivo ao maior eclipse lunar do ano neste domingo

TV 40 Graus

Click 40 Graus

THAIS RAMOS

Thais Ramos: Alto risco de se apaixonar

Publicado em Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2025
Thais Ramos: Alto risco de se apaixonar