Compartilhe

Ossos humanos de 1,6 mil anos são encontrados na Paraíba

Por O Globo    Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022


Ossos de 12 humanos de 1,6 mil anos foram encontrados em Pocinhos, na Paraíba. O responsável pelas esavações foi o professor Flávio Moraes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o arqueólogo Plínio Araújo Víctor.

De acordo com Moraes, povos indígenas do passado utilizavam afloramentos rochosos da região para sepultar seus mortos. O mais surpreender nesta descoberta, diz o professor da Ufal, são as marcas de cortes nas extremidades dos ossos.

— É como se os ossos fossem cortados pra desmembrar os indivíduos e eles pudessem caber dentro do mesmo espaço — diz Moraes. — Essa é uma evidência raríssima. No Nordeste, são encontrados uma variedade enorme de formas dos antepassados de sepultar seus mortos, mas só uma duas apresentam marcas como essa e nunca tão evidente como agora.

Entre a ossada, há 12 pessoas, sendo três adultos. Os ossos de indivíduos não adultos, inclusive bebês de 3 e 6 meses e crianças de 1, 2 e 6 anos, também apresentam marcas de corte de desmembramento, especialmente, nos ossos longos.

whatsapp-image-2022-08-10-at-212640

Como é possível saber que esse desmembramento foi feito pós-morte?

A gente já conhece o padrão de sepultamento dos povos pré-históricos. Os estudos que já ocorreram nao mesmo tipo de contexto apresentam evidências parecidas, em locais similares. Certa vez um grupo indígena do Nordeste, os Xucurus, foi perguntado o porquê desse tipo de sepultamento em abrigo sob rocha. Isso detona um cuidado com os mortos. Segundo eles, é como se fosse um ventre materno. Na cosmologia deles, essas pessoas que se foram elas não morrem, mas nascendo para uma nova vida. Nada mais natural colocá-los num ambiente como uma representação do ventre materno. Em outros sítios, a gente encontra indíviduos em posição fetal.

Como era a vida na Paraíba há 1,6 mil anos?

Esse é um tempo pré-histórico, quando havia muitos povos caçadores e coletores. Existia uma diversidade de povos gigante, de culturas distintas. O meu trabalho é com sítios funerários e nenhum é igual ao outro. Cada grupo tinha uma ritualidade específica. Era um momento em que cada grupo construía essa relação com o universo transcendental.

É possível saber a que povo pertencia o grupo encontrado nesta pesquisa?

É difícil. Usamos como parâmetro, além de outros estudos arqueológicos, o que os cronistas portugues e holandeses registraram de suas viagens nessas áreas. Mas isso foi no século XVII, mais de 1,3 mil depois do que essas pessoas viveram. De acordo com esses registros, podemos trabalhar com eliminiação.

Naquela região, existiam os Tarairiús e os Cariris. Os Tarairiús tinha a prática de endofagia. Ou seja, eles se alimentavam dos entes que morriam para demonstrar amor por eles. Já os Cariris tinham práticas de sepultamento dos mortos. Por isso, a gente supõe que trata-se de povos Cariri. Mas é dentro desse universo interpretativo. A cultura material desses grupos é muito restrita. Seria um eleemtno informativo interessante, mas não tem nada neste caso.

Como vocês escolheram esse local para a procura?

O meu parceiro, o Plínio Araújo Víctor, que mora em Olinda, mas é de Pocinhos e tem uma relação afetiva com a cidade. Numa conversa, ele lembrou-se que subia nesse ponto e junto com os colegas encontravam cabeças humanas e jogavam lá de cima. E elas iam rolando. Hoje ele é arqueológico e decidimos fazer a pesquisa. Chegando lá, tinham vértebras, costelas e falanges. Foi aí que deu início ao processo da pesquisa.

É comum encontrar material de 1,6 mil anos no Nordeste?

Sim, é comum. Tem outas sítios com datações até mais recuadas. No Rio Grande do Norte, no Seridó, tem o sítio Pedra do Alexandre que tem até 10 mil anos. O que nos chamou muita atenção mesmo são as marcas de cortes muito evidentes do ritual de sepultamento com prática para caberem naquele espaço.

Quando foi feita a descoberta?

Foi de 2017 para 2018. Nós só estamos divulgando agora porque é preciso passar por uma série de análises. É muito tempo de laboratório.

« Voltar

PREOCUPANTE

Uma das aves mais raras do mundo não é vista desde 1996 e mobiliza expedição

INUSITADO

Homem encontra espada viking de mais de mil anos durante pesca na Inglaterra

Veja também...

NO SERTÃO

Após ser preso, médico preso por suspeita de agredir ex-mulher é demitido

FIM DE TUDO

'Deus manda você se preparar': brasileiras estocam comida para o fim do mundo

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço