Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Radiotelescópio no Sertão da Paraíba vai mapear energia escura do universo

Por Portal Correio   Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2021

O radiotelescópio, financiado pela Fapesp e pela Finep, ficará pronto no próximo ano e haverá a possibilidade de visitação pública agendada. Em entrevista exclusiva ao Correio Debate, na TV Correio, o coordenador do projeto inédito no país, Élcio Abdala, confirmou que o trabalho não para e o Sertão paraibano irá se tornar referência internacional como observatório do céu. As informações são do jornalista da TV Correio, Hermes de Luna, em seu blog.

Ele disse que o radiotelespcópio tem como objetivo explorar novas possibilidades na observação do universo a partir do céu brasileiro. O equipamento será instalado em Aguiar, no Sertão paraibano, e a equipe terá base em Cajazeiras, no Alto Sertão.

A proposta é estudar a energia escura e também o fenômeno Fast Radio Bursts [“Rajadas Rápidas de Rádio”, em tradução livre], ainda pouco conhecido. Além disso, entender que o céu pode trazer conhecimentos importantes e estratégicos sobre o que acontece sobre nós, quais fenômenos, que tipo, por exemplo, de satélites, estão passando por aqui. É informação importante para toda a sociedade.

O projeto conta com pesquisadores de países como Brasil, China, África do Sul, Reino Unido, Coreia do Sul, Portugal e França.

Assista à entrevista.

 

« Voltar

Veja também...

HISTÓRICO

Artemis II pousa no mar nos EUA após missão histórica ao redor da Lua

Publicado em Sábado, 11 de Abril de 2026
Artemis II pousa no mar nos EUA após missão histórica ao redor da Lua

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Nagela Barros

Nagela Barros: Ela vai te fazer delirar!

Publicado em Quarta-Feira, 15 de Abril de 2026
Nagela Barros: Ela vai te fazer delirar!