Paraíba será um dos melhores locais para observar choque de foguete com a Lua na quarta-feira
Por Lucas Isídio Segunda-Feira, 3 de Agosto de 2026
A Paraíba será um dos melhores locais (veja o mapa abaixo) para observar o choque de um foguete da Space X com a Lua, na próxima quarta-feira (05/08). O acontecimento incomum ocorrerá durante a madrugada e terá a atenção de astrônomos na Paraíba e em todo o mundo.
O estágio superior de um foguete Falcon 9, da SpaceX, deverá colidir com a superfície da Lua após permanecer por cerca de um ano e meio em uma órbita altamente elíptica ao redor da Terra. A previsão é de que o impacto ocorra por volta das 3h34 (horário de Brasília) e é possível que seus efeitos possam ser observados da Paraíba.
O estágio do foguete foi utilizado no lançamento das missões lunares Blue Ghost e Hakuto-R Resilience, em janeiro de 2025. O equipamento cumpriu sua missão, não possui combustível suficiente para realizar novas manobras e permaneceu vagando pelo espaço entre Terra e Lua. A sua trajetória passou a indicar uma colisão inevitável com o satélite natural, a Lua.
Importância da observação para a ciência
A Associação Paraibana de Astronomia (APA-PB) explica que o impacto não representa nenhum risco para a Terra, mas atrai interesse científico. Isso porque como se conhece com boa precisão a massa, a velocidade e a trajetória do foguete, os pesquisadores poderão comparar as observações com modelos de formação de crateras e estudar o material ejetado pela colisão. Essas informações ajudam a compreender melhor as propriedades do solo lunar e servem de preparação para futuras missões de exploração da Lua.
Observação
Ainda de acordo com a Associação Paraibana de Astronomia, devido a ausência de atmosfera, todo fragmento de rocha e lixo espacial que atinge a Lua impacta diretamente com sua superfície, criando uma cratera e produzindo um flash luminoso que, dependendo das condições do momento, pode ser visto da Terra.
O impacto ocorrerá próximo ao limbo da Lua, em uma região iluminada pelo Sol, o que dificulta bastante a detecção do brilho. A expectativa é que o clarão produzido pela colisão provavelmente não será visível com telescópios amadores. Ainda assim, observatórios profissionais e astrônomos amadores em diversos países deverão registrar, com melhores ferramentas, imagens e vídeos da Lua durante o horário previsto, na expectativa de detectar uma eventual pluma de poeira levantada pelo choque.
Os interessados em acompanhar o evento deverão apontar seus telescópios para a borda noroeste da Lua. O estágio superior do Falcon 9 deve atingir a Lua próximo à cratera Einstein às 3:34 da madrugada (horário de Brasília). O clarão do impacto dura apenas uma fração de segundo, mas a pluma pode se tornar visível alguns minutos depois, quando ela superar o limbo lunar.
Na Paraíba
Pelo mapa, é possível ver a zona em verde escuro, onde está a Paraíba e os demais locais de melhor visualização da colisão do foguete com a Lua.

O astrônomo Marcelo Zurita explicou ao ClickPB que a área cinza é onde a Lua não será visível, estando abaixo do horizonte. E a área amarela é onde a Lua estará acima do horizonte, mas será dia. Muito difícil de enxergar.
A Paraíba está inserida na zona em verde escuro (do mapa), onde a Lua estará acima de 35° do horizonte, ou seja, melhor local para se observar. Aí, quanto mais perto da estrela (vista no mapa), mais alta a Lua estará, o que facilita a observação.
Monitoramento
A Associação Paraibana de Astronomia também destaca que eventos como esse lembram que a presença humana no espaço vai muito além dos satélites em órbita terrestre. À medida que aumenta o número de missões à Lua, cresce também a importância de monitorar os objetos deixados no espaço e compreender seus impactos sobre outros corpos do Sistema Solar.

Em destaque em azul claro, o local de colisão do foguete com a Lua – Foto: Divulgação