Compartilhe

Cachoeira submersa cria efeito incrível e assustador no meio do oceano

Por Casa e Jardim    Quarta-Feira, 10 de Maio de 2023


As ilhas Maurício, a cerca de 2.000 km de distância da costa da África, no meio do oceano Índico, guardam um fenômeno natural impressionante. Sobrevoando o local é possível ver uma cachoeira embaixo d'água na região conhecida como Le Morne.

Apesar de belo e assustador, o evento natural é apenas uma ilusão de ótica. Isso porque a ilha, que fica em um planalto submarino, possui uma inclinação gradual em sua costa que termina em uma fenda de 4 mil m de profundidade.

A impressão que se tem é que toda a ilha será "tragada" para o interior da fenda, mas é apenas ilusão de ótica — Foto: Cavan Images / Getty Images

A impressão que se tem é que toda a ilha será "tragada" para o interior da fenda, mas é apenas ilusão de ótica — Foto: Cavan Images / Getty Images

 

Com a movimentação das correntes marítimas, sedimentos como areia e lodo se deslocam para o interior do buraco, dando a impressão de que é a água que está "caindo" como em uma cachoeira – o que fisicamente seria impossível.

 

Do alto é possível ver a parte em que o planalto submarino se abre em direção à fenda gigante — Foto: Google Earth / Reprodução

Do alto é possível ver a parte em que o planalto submarino se abre em direção à fenda gigante — Foto: Google Earth / Reprodução

 

Como as águas do local são cristalinas e rasas, formando uma espécie de lagoa, ao sobrevoar a fenda é possível ver o fundo do mar e o efeito em cascata dos sedimentos se deslocando, como se fosse uma grande queda d'água subaquática.

Na região de Le Morne, nas ilhas Maurício, uma fenda no fundo do oceano cria um efeito de cachoeira subaquática — Foto: Tripadvisor / Valeriy1960 / Reprodução

Na região de Le Morne, nas ilhas Maurício, uma fenda no fundo do oceano cria um efeito de cachoeira subaquática — Foto: Tripadvisor / Valeriy1960 / Reprodução

Do alto parece assombroso e dá a sensação de que barcos e banhistas podem ser "sugados" para dentro do buraco, mas nadar e navegar no local é totalmente seguro, tanto que a área é repleta de hotéis. O fenômeno pode ser visto o ano todo, por meio de passeio de helicóptero ou hidroavião.

 

A Paisagem Cultural de Le Morne, onde fica a cachoeira, foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 2008. A área abriga uma montanha de 556 m feita de rocha basáltica e usada como abrigo por escravos fugitivos e quilombolas durante o século 18 e os primeiros anos do século 19.

« Voltar

MILAGRE

Homem que ‘morreu por 45 minutos’: ‘Vi a minha vida como se fosse um filme’

RELIGIÃO

Maior estátua católica do mundo fica no Rio Grande do Norte, monumento à Santa Rita de Cássia

Veja também...

DECIDIDO

Na casa de Hugo Motta, equipe econômica apresenta a líderes partidários alternativas a IOF

FLAGRANTE

Mais de 180 kg de maconha são encontrados em veículo abandonado na Paraíba

ESCALAÇÃO

Ancelotti testa trio com Matheus Cunha, Raphinha e Vini