Compartilhe

Cientistas criam robô de metal capaz de alternar entre estado sólido e líquido; vídeo

Por O Globo    Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2023


A emblemática cena de Exterminador do Futuro 2 em que o ciborgue T-1000 atravessa as grades de uma prisão passando do estado sólido para o líquido foi recriada por cientistas chineses e americanos em estudo publicado na revista científica Matter, nesta quarta-feira (25). Menos ameaçador que o robô do filme de James Cameron, a nova criação tem outras propriedades e pode vir a ser usada na medicina, segundo os pesquisadores.

Em um dos vídeos divulgados, pode-se ver como o robô escapa de uma espécie de prisão passando pelas grades, indo do estado sólido para o líquido e, depois, voltando ao sólido — tal como fazia o vilão do filme com Arnold Schwarzenegger. Veja abaixo:

O robô foi apresentado na revista científica Matter, e é feito com uma matriz metálica, o gálio, que, quando puro, se liquefaz a 29,8 graus. Nessa matriz foram adicionadas partículas de uma liga de três outros elementos: neodímio, ferro e boro. Com isso, os cientistas amplificaram a resposta do dispositivo a campos magnéticos.

O robô foi batizado de MPTM, acrônimo para Magnetoactive Phase Transition Material. Um campo magnético externo é capaz de induzir uma corrente elétrica dentro do gálio, transformando-o de sólido em líquido através do calor gerado. O professor de engenharia mecânica da Carnegie Mellon University (Estados Unidos), Carmel Majidi, explica o seu funcionamento:

— A figura é semelhante em tamanho a uma estatueta comercial de LEGO: aproximadamente cinco milímetros de largura e um centímetro de altura. Um campo magnético é usado para derretê-lo em um líquido e removê-lo das grades.

Esses campos magnéticos também são o que lhe permite saltar 20 vezes a sua própria altura, girar sobre si mesmo a 1.500 rotações por minuto ou mover-se a uma velocidade de um metro por segundo.

Os cientistas planejaram vários experimentos para ver o que o dispositivo poderia fazer. Em um deles, por exemplo, eles o transformam em um parafuso, ocupando um orifício em sua forma líquida e selando-o uma vez sólido.

Para seus criadores, o MPTM poderia ter aplicações médicas relevantes. Usando um modelo de estômago artificial cheio de água, eles resolveram dois problemas muito comuns na medicina. Em uma delas, eles conduziram o robô até um corpo estranho que precisava ser retirado. Ao lado dele, o imã derreteu o robô que abraçava o objeto, uma bolinha. Depois de esfriar, eles rapidamente o extraíram utilizando os ímãs.

No outro, o que testaram foi a administração de um medicamento envolto em MPTM. Depois de levá-lo ao local onde era necessário, ele derreteu, liberando-o.

Em uma nota, Chengfeng Pan, engenheiro da Universidade Chinesa de Hong Kong e coautor do artigo, comentou que "dar aos robôs a capacidade de alternar entre os estados líquido e sólido lhes dá mais funcionalidade".

« Voltar

DESCOBERTA

Artes rupestres são achadas junto de pegadas de dinossauros, em Sousa

NOS CÉUS

Eclipse total do sol acontece na segunda; saiba como ver pela internet

Veja também...

DELÍCIAS

Guia do pudim de leite condensado perfeito; saiba como fazer

MUDANÇAS

Supremo permite foto com traje religioso em documento

DECISÃO

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura