Compartilhe

Galinha surpreende ao botar ovos de tamanhos diferentes: 'Coisa de outro mundo', diz dona

Por G1 Sorocaba e Jundiaí    Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020


Uma galinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos, em Salto (SP). De acordo com Emanuela Ferreira da Silva, de 19 anos, os ovos da Amarelinha, como a ave é chamada, medem de 1,5 centímetro a 7,5 centímetros.

Em entrevista ao G1, Emanuela afirmou que percebeu a diferença nos tamanhos dos ovos da galinha há cerca de um mês.

"Ela é saudável. Nós a temos há três anos, mas só de um mês para cá ela vem botando esses ovos diferentes. Minha mãe todo dia colhe ovo e, quando ela viu isso, achou estranho. O menor [tem só 1,5 centímetro e tem alguns que são bem maiores. O maior de todos não cheguei a medir, porque nós quebramos para ver como era dentro", diz.

Emanuela afirma ainda que as pessoas acharam bem diferente, mas gostaram da "peculiaridade" da galinha.

"Quando vi, não acreditei. As pessoas acharam coisa de outro mundo. Eu não sei explicar, mas é bem diferente. Cada dia chegar no ninho dela e achar um tamanho de ovo diferente é muito legal", diz.

Por que isso acontece?

A médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt explica que a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer.

Ela conta que alguns fatores podem influenciar na diferença de tamanho dos ovos do animal, como a alimentação, a idade ou até mesmo algum problema fisiológico ou reprodutor.

"É comum, mas não normal, principalmente em aves que conseguimos ter em casa. Não esperamos esse tipo de ovo, mas, dependendo da ave, pode ter um tipo diferente de casca, coloração, tamanho. O ideal é ter um padrão variando entre os tamanhos do início da vida reprodutiva até estar madura, mas não é para ser tão grande", afirma.

"Ela vai acabar normalizando essa situação por fator externo, como a alimentação. Mas tem que ver outros fatores do ovo, como se está com defeito na casca. Se for muito grande, pode ter problema anatômico, se ela não está adaptada a fazer isso", diz.

Regina afirma que, apesar da diferença de tamanho dos ovos e, em alguns casos, da coloração, o consumo não causa problemas para a saúde.

"Muita gente não sabe, mas as galinhas têm ovos com tamanhos e colorações diferentes. Aquele ovo que compramos no mercado tem um certo padrão por questão comercial, com o mesmo tamanho e cor, mas o ovo pode ser verdinho, vermelhinho, e pode ser consumido normalmente", completa.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

NA PARAÍBA

Venda de álcool 70% líquido passa a ser proibida a partir de hoje na Paraíba

MAIS SAÚDE

3º BPM realiza Pedal Urbano na programação de aniversário da instituição

DE VOLTA

Por decisão unânime, Gabigol consegue efeito suspensivo e pode voltar a jogar