Compartilhe

Artes rupestres são achadas junto de pegadas de dinossauros, em Sousa

Por Revista Galileu    Segunda-Feira, 8 de Abril de 2024


Pesquisadores brasileiros descobriram inscrições em rochas em um sítio arqueológico no município de Sousa, na Paraíba. O mais surpreendente é que ao lado dessas gravações, chamadas de petróglifos, estavam pegadas de dinossauros – mostrando que a relação entre as pessoas e registros fósseis é muito mais antiga do que se pensava.

Os achados foram descritos em um artigo publicado no fim do mês passado na revista Scientific Reports. Os petróglifos estavam no sítio “Serrote do Letreiro”, nome dado devido à quantidade expressiva dessas artes rupestres, feitas entre 3 mil e 9 mil anos atrás. Dentre as inscrições, notam-se desenhos circulares com divisões em seu interior e imitações das pegadas de dinossauros.

WhatsApp-Image-2024-04-08-at-11.13.41-768x454

“O curioso é que a maior concentração de inscrições ocorre associada às pegadas, como se os povos antigos tivessem reconhecido a presença daquelas estruturas curiosas. E intencionalmente não desenharam sobre elas, mas no seu entorno”, explica em seu perfil no X (antigo Twitter) Aline Ghilardi, coordenadora do Laboratório de Paleontologia do Departamento de Geologia (Dinolab) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Registros similares foram encontrados não só no município de Sousa e arredores, mas também em partes do Rio Grande do Norte e do Ceará, segundo Ghilardi.

A presença em conjunto das pegadas e petróglifos sugere ainda que as marcas — ou as criaturas que as deixaram para trás — eram parte de rituais ou cerimônias do povo que ocupou toda essa região, de acordo com o site Phys.org.

O reconhecimento e observação desses registros fósseis por esses humanos fica evidente pelo local em que decidiram inscrever nas rochas. “Desde tempos remotos as pessoas interagem com os fósseis e, à sua maneira, encontram significados e explicações para eles”, relata Ghilardi.

Arte rupestre está em Sousa, já famosa pelas pegadas dos dinossauros

O município de Sousa é conhecido por abrigar uma área do Monumento Nacional do Vale dos Dinossauros, unidade de conservação que detém o mais extenso conjunto de pegadas de dinossauros do início do período Cretácio, há mais de 40 milhões de anos.

Em 2016, uma equipe liderada por Ghilardi descreveu um fóssil descoberto por um morador da região. Nomeado “Sousatitan”, o dinossauro foi identificado como um titanossauro e estima-se que ele tenha vivido 136 milhões de anos atrás – sendo o mais antigo do período Cretáceo encontrado no Brasil.

Segundo a pesquisadora, a descoberta das pegadas junto aos registros humanos mostra que a relação dos povos originários com os fósseis existia bem antes da chegada dos europeus. “Por essas e outras razões, os fósseis são considerados também como patrimônio cultural, porque ajudam a contar não só a história de seres muito antigos que viveram no nosso planeta, mas também a nossa própria história e nessa própria relação com o mundo natural”, finaliza Ghilardi.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Estação Ferroviária de Patos será revitalizada numa parceria entre Prefeitura, Fecomercio e SENAC

NO SERTÃO

Prefeito Umberto Jefferson faz entrega de casas populares a munícipes de São Mamede

LUTO

Coren-PB lamenta morte de Técnica de Enfermagem em Patos