Compartilhe

'Partícula da deusa': raio cósmico ultra poderoso atinge a Terra e intriga pesquisadores

Por UOL    Terça-Feira, 28 de Novembro de 2023


Pesquisadores descobriram que um raio cósmico ultra poderoso vindo do espaço atingiu a superfície da Terra. A partícula de alta energia foi batizada de Amaterasu, referência à deusa japonesa do Sol. Os cientistas ainda não têm certeza sobre a origem e a natureza desse fenômeno, que é tema de um estudo publicado na revista Science.

 

Nível de energia sem precedentes

Raios cósmicos são partículas carregadas e energéticas originadas de fontes galácticas e extragalácticas. Segundo os cientistas, é raro que eles tenham energias extremamente altas. Mas, quando isso acontece, eles podem atingir mais de 1018 elétron-volts ou um exa-elétron-volt (EeV), número aproximadamente um milhão de vezes maior do que o alcançado pelos aceleradores de partículas mais poderosos do mundo.

Tempestade cósmica
Imagem: iStock.com

A descoberta da partícula que atingiu a Terra foi feita por meio do projeto Telescópio Array, especializado em detectar raios cósmicos. Em 27 de maio de 2021, os pesquisadores detectaram uma partícula com um nível de energia impressionante de 244 EeV, um dos mais altos já observados. "Quando descobri esse raio cósmico de ultra alta energia pela primeira vez, pensei que devia haver um erro, pois ele mostrava um nível de energia sem precedentes nas últimas três décadas", afirmou Toshihiro Fujii, líder do estudo e pesquisador da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão.

"Nenhum objeto astronômico promissor que corresponda à direção de onde o raio cósmico chegou foi identificado, sugerindo possibilidades de fenômenos astronômicos desconhecidos e origens físicas inovadoras além do Modelo Padrão", disse Fujii. No futuro, os pesquisadores pretendem continuar a investigar a fonte da partícula. Mas, mesmo que a natureza do fenômeno permaneça um mistério, os cientistas acreditam que ele poderá ajudar a decifrar as origens dos raios cósmicos. 

« Voltar

NA PARAÍBA

Meteoro cruza céu no Nordeste e é registrado por câmeras na Paraíba

FASCINANTE

Conheça as galinhas gigantes de R$ 5 mil que produzem ovos com custo de R$ 400 a dúzia

Veja também...

SEGUNDA-FEIRA, 04

SEGUNDA, 04 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A peregrinação dos vereadores e trama da Baronesa

ELEIÇÕES 2026

Veneziano diz que segue contando com apoio de Lula em 2026, 'Me conhece'

NA PARAÍBA

Moradores do Novo Horizonte, em Patos, comemoram a conclusão de calçamento em ruas