Qual protetor solar é ideal para sua pele? Dermatologista dá dicas
Por Band Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2026
Calor, sol, praia, piscina….e protetor solar. Nos dias mais quentes do ano, o uso do protetor solar é indispensável para curtir o verão com proteção e cuidado.
Mas na hora de escolher o protetor solar pode surgir a dúvida: qual fator de proteção é o ideal para minha pele? Confira as dicas da dermatologista Paula Sian para acertar na escolha!
O que significa o FPS do protetor solar?
O FPS presente no protetor solar refere-se ao fator de proteção.
A numeração dos protetores, 30, 50, 70 corresponde ao tempo em que sua pele pode ficar exposta ao sol. “Se sua pele fica vermelha com 5 minutos de sol, o FPS 20 aumentaria em 20 vezes esse tempo”, explica a médica.
De acordo com Paula, quanto mais alto o número, maior será a proteção solar, mas desde que o produto seja reaplicado na quantidade correta, a cada três horas, após suar muito ou após sair da água.
Como escolher o FPS ideal?
Os protetores solares são compostos por diferentes tipos de formulações para atender a cada tipo de pele: seca, oleosa, sensível e acneica.
De acordo com a dermatologista, para peles secas o indicado são protetores em creme, já que eles ajudam a hidratar mais a pele.
Já para peles oleosas e acneicas, as opções em gel, sérum ou loção aquosa são recomendadas.
Em caso de pele sensível, a especialista indica o uso de protetores hipoalergênicos e sem perfume.
Segundo Paula, para pessoas com peles claras, além do uso do protetor solar, também é importante complementar a proteção com camisetas UV, óculos de sol e chapéus.
A dermatologista reforça, ainda, o cuidado redobrado que pessoas com doenças de pele precisam ter. “Para pessoas com doenças de pele que se agravam devido ao sol, como lúpus e melasma, o fator de proteção solar deve ser alto o ano todo, pois moramos num país tropical, onde a incidência solar é alta o ano todo”.
Qual a quantidade ideal de protetor solar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a recomendação é 2 miligramas do produto a cada centímetro quadrado do corpo, ou seja:
– No rosto e no pescoço: 1 colher de chá.
– No tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira.
– Nos braços: 1 colher de sopa para ambos.
– Nas pernas: 1 colher de sopa para ambas.
“Para quem trabalha exposto ao sol, a proteção deve ser física com roupas e chapéus, inclusive. Somente o protetor solar pode não ser suficiente, mesmo se reaplicado corretamente a cada três horas”, aconselha Paula.