Compartilhe

Cidade do Piauí busca verba para validar recorde de maior cajueiro do mundo

Por Gizmodo    Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2023


A cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, vive uma situação peculiar: está pleiteando uma posição como o maior cajueiro-rei do mundo no Guinness Book, o livro dos recordes.

Tudo começou depois que estudos da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e IFPI (Instituto Federal do Piauí), com colaboração da USP e Unesp, atestaram que o município de 7 mil habitantes tem o maior cajueiro do mundo.

O levantamento notou que a árvore da cidade piauiense tem 8.834 metros quadrados e 732 metros de perímetro. É uma área maior que a atual recordista mundial: o cajueiro da cidade de Parnamirim, do Rio Grande do Norte, não passa dos 8.500 metros quadrados de área. 

Segundo uma fonte, que pediu ao Giz Brasil para não ser identificada, já há a confirmação informal de que a planta de Cajueiro da Praia é a maior da espécie do mundo. “Recebemos a confirmação em dezembro do Guinness, mas não assinamos contrato. Estamos em contato com o governo do Piauí”, disse. 

O município pede que Teresina ajude nos custos para pagar a taxa de contrato do recordista com o Guinness Book. Segundo a fonte, o valor cobrado foi de US$ 28 mil – mais de R$ 145 mil no câmbio atual. Por causa do alto valor, a cidade reivindica uma ajuda de custo com o governo do Piauí. 

“Nós informamos o valor e o estado se comprometeu a tramitar o processo na Setur [Secretaria de Turismo]”, informou. “Como está no começo do novo governo estadual, estamos aguardando resposta”. A expectativa para retorno sobre a ajuda de custo na assinatura do contrato é para fevereiro. 

O Giz Brasil entrou contato com o governo do Piauí para abordar o assunto, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto. 

cajueiro-da-praia-800x480

O que diz o Guinness 

Por e-mail, o Guinness Book confirmou ao Giz Brasil que o cajueiro-rei de Cajueiro da Praia concorre ao trâmite. A árvore só não foi classificada como a maior por causa do processo burocrático por trás da solicitação.

“Após uma análise mais aprofundada, posso confirmar que o cajueiro da cidade de Cajueiro da Praia ainda não foi confirmado como o maior porque há um processo de solicitação que precisa ser concluído, que inclui a solicitação do título de registro, o requerente recebe diretrizes e envio de evidências para revisão”, escreveu a porta-voz Kylie Galloway. 

Segundo ela, casos como o de Cajueiro da Praia, em que candidatos representam uma empresa, marca ou governo, devem passar por uma equipe de Consultoria. Nesse caso, o trâmite é pago. A gratuidade só se aplica à inscrição reconhecida como individual ou para fins de realização pessoal, explicou. 

“Os termos contratuais de privacidade estão em vigor com todos os nossos detentores de registros e tentativas, e não podemos divulgar mais dados”, finalizou.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

LIBERTADORES

Palmeiras renasce de jeito improvável em virada na Libertadores; análise

NO SERTÃO

Presa dupla que assaltou comerciante na Zona Rural de Princesa Isabel

LIBERTADORES

Análise: Flamengo terá que trocar ciência por matemática