Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Conjunção entre Marte, Vênus e a lua pôde ser vista na Paraíba; confira

Por APA   Quarta-Feira, 14 de Julho de 2021

Quem prestou atenção no céu no início da noite da última segunda-feira (12), pôde contemplar um espetáculo: a conjunção entre Marte, Vênus e a Lua. Astrônomos amadores da Paraíba aproveitaram para registrar e compartilhar belas imagens desse momento.

A Lua, à apenas 385 mil quilômetros da Terra, estava 8% iluminada, em fase crescente, e sua visão se destacava pela presença da chamada “luz cinérea”, que nada mais é do que a Luz do Sol refletida na Terra iluminando de forma tênue o lado escuro lunar. A luz cinérea também é chamada de “o brilho de da Vinci” porque foi Leonardo da Vinci quem explicou o fenômeno há mais de 500 anos. A explicação vem do presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra e que estava a cerca de 108 milhões de quilômetros de distância. É o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua e é, juntamente com Mercúrio, um dos planetas em que podemos observar suas fases através de telescópios. Nessa segunda (12), ele podia ser visto 87% iluminado.

Já Marte estava a 372 milhões de quilômetros de distância. Além de estar mais distante, o Planeta Vermelho é bem menor e reflete menos luz que as nuvens de Vênus. Por isso, ele aparece bem menos brilhante à esquerda e um pouco acima de Vênus, conforme indicou Zurita.

Confira imagens:

Felipe Sérvulo - Taperoá

Eneida Pereira - João Pessoa

 

 

 

Marcelo Zurita - João Pessoa

« Voltar

Veja também...

HISTÓRICO

Artemis II pousa no mar nos EUA após missão histórica ao redor da Lua

Publicado em Sábado, 11 de Abril de 2026
Artemis II pousa no mar nos EUA após missão histórica ao redor da Lua

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Nagela Barros

Nagela Barros: Ela vai te fazer delirar!

Publicado em Quarta-Feira, 15 de Abril de 2026
Nagela Barros: Ela vai te fazer delirar!