Compartilhe

Terremoto matou 34 estudantes de teologia em Igreja na Indonésia

Por Globo.com    Terça-Feira, 2 de Outubro de 2018


Socorristas indonésios descobriram os corpos de 34 estudantes de Teologia em uma igreja na ilha de Sulawesi, soterrada por um deslizamento de terra devido ao terremoto de sexta-feira (28), anunciou nesta terça (2) uma porta-voz da Cruz Vermelha local.

"A equipe (de socorristas) encontrou 34 corpos no total", disse Aulia Arriani.

Segundo Ariani, o local é de difícil acesso. "O problema mais sério é andar a pé na lama durante hora e meia transportando os corpos".

O centro da ilha ficou devastado pelo terremoto seguido de tsunami na noite de sexta. O número de mortos está em 844, segundo último balanço oficial.

O número total de mortos pode crescer à medida em que os socorristas têm acesso às zonas mais remotas, como o distrito de Sigi Biromaru, a sudeste de Palu.

Na véspera, voluntários começaram a enterrar, em fossas comuns, os corpos das vítimas do terremoto e do tsunami.

Além dos 844 mortos, a catástrofe deixou 59.000 deslocados e o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU calcula que 191 mil pessoas precisam de ajuda urgente, incluindo 46 mil crianças e 14 mil idosos.

 

Rapaz tira foto de um carro erguido pelo tsunami — Foto: Tatan Syuflana / AP

Rapaz tira foto de um carro erguido pelo tsunami — Foto: Tatan Syuflana / AP

 

Ajuda internacional

 

Dezenas de agências humanitárias e ONGs ofereceram ajuda ao país, mas o envio de material à região é muito complicado: estradas estão bloqueadas, e os aeroportos, muito danificados.

 

A ONG Oxfam prevê o envio de ajuda a, potencialmente, 100.000 pessoas, com destaque para alimentos instantâneos, equipamentos de purificação de água e barracas, anunciou Ancilla Bere, diretora da organização na Indonésia.

O presidente indonésio Joko Widodo autorizou a ajuda internacional de urgência, e as autoridades declararam estado de emergência de 14 dias.

A maior parte das vítimas foi registrada em Palu, cidade de 350.000 habitantes na costa oeste da ilha de Sulawesi, segundo a Agência de Gestão de Desastres.

 

Enterros em massa

 

Em Poboya, na colinas que cercam Palu, voluntários começaram a enterrar as vítimas em uma gigantesca fossa comum, com capacidade para 1.300 corpos.

Três caminhões lotados de cadáveres chegaram ao local. Os corpos foram colocados na fossa, um por um, e cobertos com terra.

Em um primeiro momento, as autoridades reuniram os corpos em necrotérios improvisados para poder identificá-los. Diante do risco sanitário, decidiram organizar enterros em massa.

Em Balaroa, bairro da periferia de Palu com uma zona residencial, os danos foram catastróficos. A área se transformou em um terreno baldio coberto por árvores derrubadas, blocos de cimento, pedaços de telhados e móveis destruídos.

Em um cenário de devastação, as equipes de resgate lutam contra o tempo para encontrar sobreviventes e retirá-los dos escombros.

Muitos moradores procuram os parentes desaparecidos nos hospitais, ou necrotérios improvisados.

 

Anel de fogo do Pacífico

 

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas, fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países do mundo mais propensos a sofrer desastres naturais.

Dois terremotos - de magnitudes 5,9 e 6 - abalaram na manhã desta terça a região da ilha indonésia de Sumba, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do primeiro tremor, a 10 km de profundidade, foi situado a 40 km de Sumba, ilha de 750 mil habitantes. O segundo abalo ocorreu 15 minutos depois, na mesma zona, com epicentro a 30 km de profundidade.

Sumba está situada a 1.600 km das ilhas de Sulawesi.

O terremoto de sexta no país, de magitude 7,5, foi mais potente do que os tremores que deixaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos na ilha indonésia de Lombok em agosto passado.

« Voltar

NO SERTÃO

Igreja Católica Apostólica Anglicana realiza Ordenação Presbiteral no sábado (27), em Desterro

NO SERTÃO

Padre Fabrício lança Diário Devocional em noite de louvor nesta quarta (24), em Patos

Veja também...

PREOCUPANTE

Paraíba tem quase 40% da população vivendo em insegurança alimentar

DECIDIDO

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

NO SERTÃO

Detentos do presídio de Cajazeiras fazem rebelião após diretor ser preso suspeito de facilitar saídas