Compartilhe

Com apenas sete votos, suplente assume cargo de vereador em Curral Velho

Por Jornal da Paraíba    Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019


Sete é comumente um número razoável de membros de uma mesma família. Na política, não raro, alguém vira piada por ter conquistado apenas votos de pais e irmãos. Só que em Curral Velho, a 371 quilômetros de João Pessoa, teve um suplente que acabou “se dando bem”. A morte do vereador mais votado na cidade se transformou na porta de entrada para uma improvável posse na Câmara Municipal. Trata-se de João Bernardino Pereira (PR), de 49 anos, dono de humildes sete votos nas eleições de 2016. Ele assumiu a vaga deixada pelo vereador mais votado na cidade, Antônio Carnaúba (PR), morto em acidente de moto no mês passado.

Vejam o contraste absurdo. Enquanto Carnaúba recebeu 237 votos, Bernardino se colocou entre os “lanternas” na disputa com pífios sete, o equivalente a 0,39% dos votos válidos no município. Entre os empossados na cidade, o menos votado até então era Lela (PSDB), com 107 votos. A situação, lógico, causou insatisfações na cidade. Outra suplente, Cícera Mota dos Santos, conhecida como Cicinha de João Paulo (PSDB), judicializou a questão. Ela conquistou 99 votos no pleito e agora briga pela vaga. A suplente deu entrada com pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ficar com a vaga.

Procurado pelo G1, o presidente da Câmara de Curral Velho, Cleonaldo Leite (PSB), demonstrou desconforto com a situação. Ele explicou que a posse aconteceu em uma sessão realizada na Câmara na segunda-feira, com a presença dos demais colegas de casa. “Cumprimos o regimento e empossamos Bernardino. Sabemos que ele teve menos de 1% dos votos válidos, mas a legislação eleitoral havia indicado que ele era o suplente”, comentou o presidente, ao ser abordado pelo G1.

Morte em acidente
Antônio Carnaúba morreu na madrugada do dia 28 de junho deste ano, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ele foi socorrido para a instituição de saúde após sofrer um acidente de moto. Ele ficou internado por um dia, mas não resistiu aos ferimentos. O acidente foi registrado na PB-370, na saída da cidade de Curral Velho, localizada na região do Sertão da Paraíba. O salário pago a cada um dos vereadores da cidade é de R$ 3 mil.

« Voltar

NA JUSTIÇA

Defesa de Dinaldinho nega irregularidades após TJPB aceitar denúncia

MUITO GRAVE

Vereadora acusa ‘terceiro’ de aliciar parlamentares em troca de emprego e aumento de salário na Secretaria de Saúde de Patos

Veja também...

BOA NOTÍCIA

Ação beneficente será realizada em Malta em prol do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, nesta sexta(19)

NO SERTÃO

Prefeitura Municipal de São José do Bonfim realiza Orçamento Democrático

NO SERTÃO

OS de Goiânia-GO vai gerenciar Hospital e Maternidade de Patos