Compartilhe

'Governadores de ‘paraíba’: Bolsonaro se refere ao Nordeste de forma pejorativa em vídeo vazado; ASSISTA

Por Wscom    Sábado, 20 de Julho de 2019


Em áudio vazado após o café da manhã que ofereceu nesta sexta-feira (19) a profissionais da mídia estrangeira, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), em conversa com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni, ataca o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e se refere aos Estados do Nordeste pelo termo “paraíba”, considerado pejorativo e, por alguns, até preconceituoso com a região.

Ao contrário do que o Portal 40 Graus divulgou no início da noite, uma versão com melhor áudio e legenda do vídeo vazado que revelou a conversa entre Bolsonaro e Lorenzoni, demonstra que o presidente da República não criticou propriamente o governador da Paraíba, João Azevêdo, mas destratou todos os nove governadores nordestinos ao se referir a eles como “governadores de Paraíba”.  

O recado de Bolsonaro tinha endereço certo, o governador do Maranhão, Flávio Dino. “Desses governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, disse o presidente.

Assista ao vídeo:

Governadores reagem

O governador do Maranhão, Flávio Dino reagiu às declarações do presidente Jair Bolsonaro. “Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de ‘paraíba’ e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição”, disse o governador.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, condenou a fala do presidente e exigiu a manutenção das relações institucionais. “A respeito das declarações do presidente Jair Bolsonaro, quero dizer que condenamos toda e qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes”, disse.

Em carta aberta, os nove governadores do Nordeste condenaram as declarações do presidente Jair Bolsonaro, por considerarem que a postura do Chefe do Executivo Nacional feriu “os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes”.

“Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz trecho da carta.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

TRE dispensa biometria para eleitores regulares na Paraíba

DESENVOLVIMENTO

Bancada da PB se reúne com ministro dos Transportes para debater andamento de obras no estado

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Partido Novo de Patos prepara lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vereador

SUCESSO

Gusttavo Lima aparece de surpresa em bar de Campina Grande e canta com artista local

DESENVOLVIMENTO

João articula vinda de Lula à Paraíba e apresenta cronograma de R$ 2 bi em obras do PAC