DNIT instala 19 novos radares de velocidade em rodovias federais da Paraíba

Por Vicente Conserva - 40 graus Quinta-Feira, 9 de Outubro de 2025
Os três principais mananciais responsáveis pelo abastecimento de Patos, Jatobá, Farinha e Capoeira, estão muito próximo de entrarem em situação de colapso total antes mesmo do fim do ano.
Dos três o que está em pior situação hídrica é a Barragem Farinha que já se aproxima do seu volume morto tendo hoje apenas 5,18% da sua capacidade total.
Dados atualizados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) desta quarta-feira (8 de outubro), confirmam que o momento é crítico.
O Açude do Jatobá, que possui capacidade para armazenar 17,5 milhões de metros cúbicos, está com apenas 3,1 milhões m³, o que corresponde a 18% do total.
Já a Barragem da Farinha apresenta a situação mais delicada: de uma capacidade de armazenamento de 25,7 milhões de metros cúbicos, restam apenas 1,3 milhão m³, o equivalente a 5,18%.
Outro manancial que contribui para o abastecimento da região, a Barragem de Capoeira também registra um baixo índice hídrico. O manancial conta com 4,5 milhões de metros cúbicos, representando 8,56% da capacidade total de 53,4 milhões m³.
Com esses reservatórios em níveis tão baixos, acende o alerta para a possibilidade de restrições no fornecimento de água, especialmente se não houver chuvas significativas nos próximos meses.
Até o momento, a Cagepa se vale ainda dos recursos hídricos advindos da Adutora Coremas/ Sabugi, e por enquanto, não há previsão de racionamento, que inclusive, já é estudada a medida em caso de total agravamento, segundo informou o gerente regional da Cagepa, Jonatas Raulino.