Compartilhe

60% dos municípios paraibanos não contam com órgãos de controle interno

Por Jornal da Paraíba    Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018


Cerca de 60% dos municípios paraibanos não contam com órgãos de controle interno, de acordo com um levantamento do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco). O dado está ao lado da identificação de uma série de fragilidades nos outros 40% que têm estruturas com este fim em funcionamento.

Para tentar reduzir esse quadro, prefeitos e equipes técnicas dos dez maiores municípios da Paraíba discutem o tema nesta quarta-feira (21), promovido pelo Focco. Foram convidados para participar do evento representantes das prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cabedelo, Cajazeiras, Guarabira e Sapé.

Focco disponibiliza uma cartilha sobre o tema que pode ser acessada no site da organização.

A programação do encontro inclui a apresentação dos benefícios dos órgãos de controle interno, que vão desde a maior eficiência da aplicação dos recursos públicos até a exigência para a transferência de verbas. “Também apresentaremos o modelo adequado da estrutura e faremos um debate para a construção de pactos para implantação dos órgãos”, disse o procurador-geral de Justiça e coordenador do Focco, Francisco Seráphico.

A execução destes mecanismos é prevista pela Constituição Federal e pela Constituição Estadual da Paraíba, ambas de 1988, mas também pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000. “Estamos acompanhando os municípios e nos colocando à disposição para auxiliar os entes no estabelecimento e cumprimento de metas para instalar e aprimorar o controle interno”, garante Seráphico.

« Voltar

MAIS SAÚDE

Profissionais do Hospital de Patos passam por três treinamentos em abril

MAIS SAÚDE

Hospital Regional de Patos já dispõe de exame de avaliação da medula óssea

Veja também...

NO SERTÃO

Orçamentinho Participativo: Crianças de Patos escolhem prioridades para cidade

ELEIÇÕES 2024

Toinho Macedo recebe apoio do presidente da Câmara ao projeto de reeleição em Areia de Baraúnas

DESPEDIDA

Sepultura passará por João Pessoa com sua turnê de despedida