Compartilhe

Presidente da ASPAA diz que autista teve atendimento negado no Centro Especializado em Reabilitação de Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019


A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região (ASPAA), Jossely Oliveira, denunciou que o Centro Especializado em Reabilitação (CER), vem negando atendimento a crianças autistas.

Segundo ela, a mãe de uma criança autista buscou atendimento no órgão para seu filho que procurava fazer terapia ocupacional. Mesmo tendo passado por uma triagem, a profissional teria dito que a criança era muito agitada, tinha um comportamento agressivo e só quando ela se acalmasse iria receber atendimento.

Para Jossely Oliveira, a paciente só não foi atendida porque ela era autista, na realidade. “Ela deixou de ser atendida por ser quem ela é por uma equipe multidisciplinar criada justamente para esta finalidade por determinação do Ministério Público”, disse ela.

O advogado Corsino Neto (presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB/Patos) afirmou que é dever do Município prestar atendimento aos autistas e que a agressividade seria uma condição neurológica da criança, que deve ser tratada justamente com a terapia negada.

Em resposta a denúncia, a direção do CER enviou a seguinte nota:

SOBRE A SUPOSTA DENÚNCIA DE RECUSA DE ATENDIMENTO NO CER

"De acordo com a coordenadora do CER, Aline Andrade, devido ao grau de autismo grave da criança em questão, chegou-se ao consenso de que por enquanto ela deve ser submetida ao acompanhamento psicológico, para que posteriormente possa evoluir na diminuição da agressividade, e assim ter condições de realizar as demais terapias que se relacionam com o autismo.

O acompanhamento da criança é constante e está sendo realizado por um profissional de psicologia.

Inclusive, vale frisar que a equipe praticamente dobrou para atender esse tipo de demanda.

Aline ainda lembrou que o autismo grave é de competência do Caps, porém o CER tem aberto algumas exceções com a finalidade de facilitar a assistência a essas crianças.

Em suma, o atendimento à criança não foi negado, apenas ela está passando pelo acompanhamento psicológico e necessário, antes de iniciar as terapias."

« Voltar

OPORTUNIDADE

Concurso para Prefeitura de Piancó vai oferecer 129 vagas; confira os cargos

BOA NOTÍCIA

Bolsa Família diminui a desigualdade em regiões em que está mais presente

Veja também...

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares

NO SERTÃO

Tide explica que percentual maior de aumento se deveu a 12 anos sem reajuste dos agentes públicos

NO SERTÃO

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos