Compartilhe

Paraíba é segundo estado do país com maior número de indígenas eleitos

Por Jornal da Paraíba    Sábado, 21 de Novembro de 2020


A Paraíba foi o segundo estado do país em número de indígenas eleitos nas eleições municipais de 2020, de acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Foram identificadas 20 candidatos indígenas eleitos no estado, ficando atrás apenas do Amazonas, que elegeu 46.

No Nordeste, também se destacam os estados de Pernambuco, que elegeu 17, Bahia (15) e Maranhão (8). Em todo o país, segundo o levantamento, das 2.212 candidaturas indígenas, 236 foram eleitas, sendo 215 indígenas eleitos para Câmaras Municipais, 10 para prefeituras e 11 ao cargo de vice prefeitos, mostrando um aumento da representatividade indígena.

Exemplo disso é o município de Marcação, litoral norte da Paraíba, tradicionalmente indígena, dos nove vereadores eleitos, oito são declarados indígenas. Além disso, a prefeita eleita, Lili (Democratas), também é autodeclarada indígena. Já no município de Rio Tinto, dos nove vereadores eleitos, três se declararam indígenas.

Segundo Dinaman Tuxá, um dos coordenadores executivos da Apib, o maior interesse na política institucional deve-se à ampliação do debate sobre a necessidade da representatividade dos povos indígenas e a defesa dos seus direitos nestes importantes ambientes de decisão. Tuxá ressalta ainda que “a pauta comum entre todos candidatos que é a retomada da demarcação dos territórios indígenas, ainda que tenham pontos de vista políticos distintos e sejam filiados a partidos diversos”.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Concurso para Prefeitura de Piancó vai oferecer 129 vagas; confira os cargos

BOA NOTÍCIA

Bolsa Família diminui a desigualdade em regiões em que está mais presente

Veja também...

OCUPAÇÃO

Área abandonada de 500 hectares da Embrapa em Patos é ocupada pelo Movimento Sem Terra

CRIME NA REDE

Influenciadora é presa suspeita de estimular jogos de azar

MAIS SAÚDE

Exame de colonoscopia passa a ser oferecido pelo Município de Patos