Compartilhe

Rio libera público em estádios com restrições

Por O Globo    Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021


Os estádios Maracanã, São Januário e Nilton Santos poderão voltar a receber partidas de futebol com público ainda durante a pandemia do Covid, mas com limitações de público. Pontos turísticos da capital, bem como boates, também passarão a ter novas regras de funcionamento. As medidas — válidas apenas no município — foram acertadas na noite desta terça-feira, dia 12, numa reunião entre os secretários de Saúde do estado, Carlos Alberto Chaves, e da cidade do Rio, Daniel Soranz. As medidas seguem a classificação que a Prefeitura do Rio passou a adotar na semana passada, dividindo o risco de contaminação em moderado, alto e muito alto.

Quase todos os setores estão autorizados a funcionar no caso da classificação de risco muito alto. Mas há exceções, como os estádios de futebol e as boates. Nesta quarta-feira, dia 13, o prefeito Eduardo Paes deve dar mais detalhes sobre as novas regras, numa reunião com empresários no Centro do Rio. Vários pontos terão que ser esclarecidos nesta quarta-feira. A resolução não é explícita, por exemplo, em relação ao funcionamento de escolas públicas. A prefeitura ainda precisará explicar qual regra valerá  para as atividades em áreas limítrofes a regiões classificadas como de alto ou muito alto risco de contágio. O município também não detalhou os parâmetros epidemiológicos de cada classificação.

Em junho de 2020, o ex-prefeito Marcelo Crivella chegou a liberar público nos estádios de futebol. Em setembro, o governo do estado também chegou a autorizar partidas com torcedores, mas voltou atrás. No entanto, caberá aos clubes e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a decisão final sobre o tema.

Confira as principais regras estabelecidas:

  • No caso do comércio, academias e shoppings, a resolução prevê algumas medidas permanentes que já vinham sendo adotadas. Para a população em geral, é recomendada a assepsia das mãos com álcool em gel. As pessoas devem continuar usando máscaras em ambientes externos. É recomendado o distanciamento social mínimo de um metro, sendo dois metros o ideal.
  • Os estabelecimentos devem fornecer álcool em geral para o público. Os ambientes devem ser limpos a cada três horas. Uma higienização completa deve ser feita ao fim do dia.
  • Em caso de surtos provocados pelo descumprimento das regras, lojas, indústrias e outras atividades econômicas podem ser fechadas.
  • Estádios e ginásios esportivos

  • Risco moderado — Limitação a 1/5 da capacidade, distanciamento mínimo de 2 metros entre torcedores. Consumo de bebidas alcoólicas só é permitido nos próprios assentos. Deverá ter um sistema de controle de entrada e saída de público para evitar aglomerações
  • Risco alto — Limitação a 1/10 da capacidade, distanciamento mínimo de 2 metros entre torcedores. O consumo de bebidas alcoólicas só é permitido nos próprios assentos. Deverá ter um sistema de controle de entrada e saída de público para evitar aglomerações. No caso de estádios menores (até 8 mil lugares), a distância mínima aumenta para três metros — mas pode ser reduzida se as pessoas forem da mesma família.
  • Risco muito alto — Competições liberadas, mas sem público.
« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares