Compartilhe

Máquinas estão atuando no lixão de Patos para combater focos de incêndio

Por Assessoria PMP    Quinta-Feira, 7 de Novembro de 2019


A Prefeitura de Patos, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, está empenhada no combate aos focos de incêndio no lixão da cidade. Desde esta quarta-feira, 06, foram colocadas duas caçambas, um trator de esteira cedido pela Prefeitura de São Mamede e uma enchedeira para realizar o serviço de abafamento com areia no local.

Com o último episódio de incêndio no lixão, uma máquina da Prefeitura de São José do Bonfim estava realizando o trabalho de separação dos resíduos para evitar o incêndio, bem como a Polícia Ambiental realizou, periodicamente, diligências para evitar alguma ação criminosa.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Silvio Moreira, o trator disponibilizado pela Prefeitura de São José do Bonfim só deixou o lixão na última sexta-feira, dia 1º de novembro.

“Mas, quando o trator saiu, deixou os locais organizados, com espaço suficiente para que a Prefeitura, em um tempo suficiente conseguisse locar outro trator para dá continuidade ao trabalho. O que aconteceu essa semana foi por conta de um lote de pneu que foi juntado e foi queimado na segunda-feira”, explicou sobre o último episódio de fumaça que chamou atenção dos moradores da cidade.

Silvio explicou ainda que aconteceu a descarga dos carros compactadores das coletas domiciliares próximo ao fogo que ocorreu no início da semana, o que retomou a queima. Ele ainda garantiu que o trator havia preparado uma área mais distante para a colocação desses resíduos.

“Foram solicitadas as caçambas da Secretaria de Serviços Públicos que prontamente atendeu, chegaram ontem e já começaram a transportar o material. Esse material precisa ser espalhado sobre o material que está sendo queimado. Isso já vem acontecendo desde ontem, a transferência para cobertura. Ontem a tarde chegou o trator da Prefeitura de São Mamede que também é um parceiro nosso que colabora nessa ajuda. Hoje pela manhã, esse trator estava sendo revisado e abastecido. Após o abastecimento ele também iniciou a operação fazendo o espalhamento da terra e a compactação para que seja reduzida essa questão da fumaça”, esclareceu o Secretário.

Silvio informou que ainda existe uma área grande que precisa ser coberta e chamou atenção que se for depositado mais material em cima, pode surgir mais fumaça.

Na última terça-feira, dia 05, uma audiência foi realizada entre Ministério Público Estadual, Federal, Sudema e Prefeitura de Patos com intuito de apresentar as medidas que o Poder Público está tomando para solucionar de vez a problemática do lixão da cidade. O prefeito Ivanes Lacerda apresentou que o Poder Executivo irá adotar a iniciativa privada como forma de implantar o aterro sanitário no município. Duas empresas já manifestaram interesse e já estão com a documentação em andamento e solicitação de licença na Sudema.

« Voltar

CONFUSÃO

Gabinete de Josmá é fiscalizado após denúncia de ter assessor fantasma e parlamentar alega invasão

NO SERTÃO

Debate na Câmara de Patos trata sobre autismo com foco na saúde de quem cuida

Veja também...

NA PARAÍBA

Assaltantes sofrem acidente durante fuga e morrem após assaltarem militar no Conde

EXPECTATIVA

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

DECIDIDO

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar