Compartilhe

Policiais e bombeiros aguardam até terça-feira por resposta do Governo da PB sobre reajuste

Por Jornal da Paraíba    Sábado, 15 de Fevereiro de 2020


A próxima semana promete ser decisiva para o embate entre policiais civis, militares e bombeiros da Paraíba. O Fórum das Entidades das três categorias divulgou uma nota, esclarecendo que a resposta sobre as reivindicações feitas ao Governo da Paraíba deve ser dada até terça-feira (18). No mesmo documento, a organização sinaliza que, caso não haja acordo, serão programadas paralisações de 12h e 24h.

Um dia antes, às 07h30, está programado um café da manhã com as esposas e filhas dos policiais, na Praça dos Três Poderes. O comando do Fórum também frisou que as paralisações podem ser comunicadas com um dia de antecedência. Caso não haja resposta do Governo, o primeiro movimento de parada pode acontecer exatamente no dia do desfile do Muriçocas do Miramar, considerado o maior bloco carnavalesco da Capital.

Na semana passada, o Fórum das Entidades das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado não chegaram a um acordo, em relação ao pedido de reajuste nos salários dos servidores da segurança pública. Durante um protesto na Praça dos Três Poderes, o movimento decidiu que os órgãos iriam iniciar imediatamente uma greve branca.

A proposta apresentada pelo Governo foi para incorporar 30% na bolsa desempenho em 60 meses, além de 5% de reajuste em outubro para os ativos e na bolsa desempenho. Já a proposta dos policiais e bombeiros era de incorporar 100% na bolsa desempenho em 36 meses e um reajuste de 24% pelos próximos dois anos.

Em nota, o Fórum detalhou a cronologia dos últimos acontecimentos, além de já adiantar a possibilidade de paralisação nos próximos dias:

O Fórum das Entidades das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, representando 20.149 policiais, relata aos seus associados e a quem interessar que:

No dia 07 de fevereiro de 2020, foi aberta uma nova rodada de negociações, momento em que foi apresentada a 5ª proposta ao Secretário de Segurança, Dr. Jean Francisco;

No dia 10 de fevereiro de 2020, os Secretários de Segurança e da Administração receberam as entidades do Fórum, para que a equipe técnica da administração pudesse entender a proposta e fazer o impacto financeiro;

Na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020, a equipe técnica da Secretaria de Administração apresentou a repercussão financeira, que constatando uma redução de 67,9% do impacto em relação à proposta anterior;

O impacto financeiro da 5ª proposta do Fórum caiu, em relação à anterior, de 1 Bilhão em 400 Milhões para 476 Milhões, segundo estudos realizados pela própria Administração;

No dia 14 de fevereiro, os Secretários de Segurança e da Administração estiveram com o Governador do Estado e apresentaram os dados da repercussão financeira. O Governador marcou para segunda-feira uma reunião com toda a equipe econômica, haja vista que o Secretário da Fazenda estava viajando no dia de hoje e ajustou para a próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2020, uma resposta oficial do Governo ao Fórum.

Diante de tais acontecimentos, demonstrando que o Fórum está aberto ao diálogo e pretende resolver essa situação o mais rápido possível, atenderemos ao pedido do Governo e aguardaremos uma resposta até a próxima terça-feira.

« Voltar

NO SERTÃO

Estudantes de Patos participam do projeto Procon na Escola

INCLUSÃO

Crianças autistas de Patos participam de palestra sobre trânsito

Veja também...

NO SERTÃO

Orçamentinho Participativo: Crianças de Patos escolhem prioridades para cidade

ELEIÇÕES 2024

Toinho Macedo recebe apoio do presidente da Câmara ao projeto de reeleição em Areia de Baraúnas

DESPEDIDA

Sepultura passará por João Pessoa com sua turnê de despedida