Compartilhe

SAMU 192 Patos funciona apenas com metade da frota que está totalmente sucateada

Por Redação 40 Graus    Domingo, 4 de Novembro de 2018


O cidadão patoense liga para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), e muitas das vezes, a desculpa é sempre a mesma: “não tem ambulância no momento”. O motivo pode estar não no serviço sempre atendendo chamado, mas no número insuficiente de viaturas para atender às ocorrências devido o sucateamento da frota. Quem faz a denúncia são os próprios funcionários que não aguentam mais tanto descaso.

Segundo eles, o Samu Patos deveria estar em pleno funcionamento com pelo menos 6 ambulâncias, sendo 4 do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e 2 como Unidade de Suporte Avançado (USA), ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como são mais conhecidas pela população.

No entanto, este número se resume a apenas 3. É uma ambulância USB e 2 USA’s, sendo que a carência maior é unidades básicas.

De acordo com os servidores, a frota já passou do tempo de uso, seja pela quilometragem 200 mil km ou pelo tempo de uso, 2 anos. As que estão em uso, vivem na oficina. “O custo é alto, pois nem sempre tem conserto e ficam encostadas”, denunciou uma servidora.

A redução pela metade do número de viaturas vem fazendo com o serviço fique totalmente precarizado e sem poder de resolutividade. É o que diz um servidor que pediu para não ser identificado. “Aqui os problemas são diversos, não apenas de viaturas, mas também logísticos e até de escalas e diárias”, disse ele.

No governo Dinaldo, vários foram os coordenadores, pelo menos três, mas apenas uma ambulância foi trocada durante quase dois anos de gestão.

O Samu Patos vem sendo mal conduzido tendo, inclusive, problemas com suas bases descentralizadas nos municípios da Região e que não estão recebendo o repasse devido.

Os municípios de Teixeira, São José do Bonfim, Condado e Passagem estão tendo que bancar com recursos próprios seus serviços por falta de repasse da Secretaria Municipal de Saúde de Patos.

Aí embaixo a viatura de Concado encostada por não ter condições de uso devido a falta de repasse.

« Voltar

NOVIDADE

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

DECLARAÇÃO

Hugo Motta declara que decisão de Moares sobre IOF está em sintonia com maioria da Câmara

Veja também...

NO SERTÃO

Estado dá início a formação da Patrulha Maria da Penha em Patos

POLÊMICA

Foragida, Zambelli não devolve imóvel funcional da Câmara

SAÚDE

Adson sofre nova fratura na tíbia e vira desfalque no Vasco