Compartilhe

Média móvel de casos de Covid-19 em Patos sobe 96% em setembro

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 8 de Setembro de 2020


A média móvel de casos de Covid-19 voltou a subir no município de Patos nos primeiros sete dias de setembro. 195 casos da doença foram registrados na primeira semana deste mês. É o que aponta o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos últimos sete dias de agosto Patos registrou 99 casos. A média móvel daquela semana ficou em 14,14 casos por dia.

Se comparados a esta primeira semana do mês, vamos constatar que a média móvel subiu para 27,85 casos/dia.

Dos 195 casos registrados nos primeiros sete dias de setembro, 61 deles ocorreram nos últimos três dias, o correspondente a uma média de 20,3 casos por dia.

O município chegou a 4.110 casos de covid-19 nesta segunda-feira, 7, contra 3.915 existentes no dia 31 de agosto, o que representa um aumento de aumento de 4,98% na última semana.

No entanto, se formos comparar as duas semanas, vamos perceber que o número de casos subiu 96,96%.

O gerente da Vigilância em Saúde de Patos, Laerte Júnior, considera que o aumento da média de casos nos últimos dias se deve a testagem em massa. “No início de agosto, quando assumimos o posto, não estávamos fazendo esta testagem em massa. Compramos mais de 7 mil testes, e de lá pra cá, já realizamos mais de 4 mil e temos um bom estoque que nos dá uma segurança”, disse ele.

Laerte ainda disse que a testagem deve ser ampliada ainda mais nos próximos para categorias consideradas de risco.

Mesmo assim, ele acredita que a média móvel de casos ainda está dentro do aceitável. “Uma prova disso é o número baixo de ocupação de leitos no Hospital Regional, bem como a queda na curva de óbitos pela doença”, completou ele.

A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de casos do dia e dos sete anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de casos se reduz por escassez de testagem nas unidades de Saúde que ficam fechadas.

« Voltar

PROGRESSO

Intensificados em Patos serviços de galeria e tapa-buracos

OPORTUNIDADE

CEHAP tem inscrições abertas para o Residencial Virgílio Trindade em Patos

Veja também...

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos