Compartilhe

Flexibilização em Patos estabelece reabertura de shoppings e galerias

Por Jornal da Paraíba    Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020


O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, publicou um novo decreto, nesta segunda-feira (29), que flexibiliza o funcionamento de uma série de estabelecimentos comerciais. O município, localizado no Sertão paraibano, está com bandeira laranja, que permite apenas o funcionamento de atividades essenciais, e acumula 1.340 casos confirmados e 51 óbitos por Covid-19 até este domingo (28), o quinto maior número do estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o decreto, os shoppings centers e galerias estão autorizadas a reabrir a partir da próxima segunda-feira (6), em horários habituais (sem atividades dos cinemas, auditórios, praça de alimentação e áreas de jogos suspensos). Também foram liberadas as atividades físicas ao ar livre (praças, avenidas, canal do frango, terreiro do forró), sempre com uso de máscaras e obedecendo o distanciamento entre as pessoas.

Entretanto, até o domingo (05), shoppings centers deverão funcionar, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de delivery, inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive thru), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências.

Segundo Ivanes Lacerda, as regras foram definidas após reunião com a Associação Comercial e Industrial de Patos, setor que tem pressionado a gestão municipal para retomada das atividades comerciais devido à crise econômica ocasionada pelo isolamento social imposto como medida de prevenção ao avanço do novo coronavírus.

 

Atividades liberadas nesta segunda (29)

 

Já para a partir desta segunda-feira, o novo decreto permite o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e serviços abaixo relacionados, além de feiras livre, mercados públicos, clínica de estética, salões de beleza obedecendo todas as questões de higiene e segurança.

Os estabelecimentos considerados essenciais, conforme rol taxativo abaixo, ficarão restrito ao horário máximo de funcionamento de até às 22 horas:

  • Supermercado, mercadinho e mercearias;
  • Conveniência;
  • Posto de Combustível;
  • Farmácia;
  • Hortifruti;
  • Padaria;
  • Lava a jato;
  • Oficina mecânica;
  • Serviço funeral funcionará em plantão de 24 horas;
  • Borracharia;
  • Frigorífico.

 

Atividades liberadas quarta-feira (1º)

 

Já a partir desta quarta-feira (1°), de acordo com o documento, fica autorizada a abertura de lojas de varejos e serviços no centro e nos bairros das cidades, em horário comercial, 08hs às 18hs, monitorando entrada e saída dos consumidores, permanência com uso de máscara, disponibilização de álcool gel, barreiras sanitárias em tapete umedecido com água sanitária ou similar. A permanência de uma pessoa a cada 4m², incluindo funcionários, colaboradores e consumidores.

Fica também autorizado o retorno dos treinos pelos times de futebol do campeonato paraibano de futebol, respeitando o plano de retomada do futebol paraibano, expedido pela Federação Paraibana de Futebol, bem como orientação do Estado da Paraíba, utilizando para tanto o Estádio Municipal José Cavalcante, sendo vedado o treinamento em academias ou ambientes fechados.

A infração a quaisquer dos dispositivos desta normativa acarretará cassação de alvará de funcionamento e interdição imediata do estabelecimento, com encaminhamento do auto de infração para os órgãos de fiscalização para a devida apuração.

« Voltar

NO SERTÃO

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

OCUPAÇÃO

Área abandonada de 500 hectares da Embrapa em Patos é ocupada pelo Movimento Sem Terra

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares