Compartilhe

Corpo de Bombeiros faz retirada de Craibeira que caiu em avenida de Patos após forte rajada de vento

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2020


Equipes do Corpo de Bombeiros de Patos estiveram na Rua Pedro Caetano, Centro da cidade, para fazerem o corte e remoção da enorme árvore da espécie Craibeira que caiu no final da tarde desta segunda-feira(10) após uma chuva que durou apenas vinte minutos acompanhada de fortes rajadas de ventos.

A árvore centenária que fica em frente à Secretaria de Educação, caiu por cima de um carro que estava estacionado, causando caos no trânsito, e ainda prejudicando a rede elétrica. Por conta disso, faltou energia no setor durante toda a noite.

Os funcionários da Educação ficam isolados sem poder sair do prédio até a chegada do Corpo de Bombeiros que fez a remoção da árvore.

Somente nesta manhã, segundo informações do Major Galvão, do Corpo de Bombeiros, é que foi possível fazer a operação de remoção após a Energisa fazer o desligamento da rede elétrica para que os homens trabalhassem com mais segurança.

De acordo com Galvão, não foi toda a árvore que caiu, mas somente parte dela. “Como ela é muito grande e alta, o estrago foi imenso, derrubando fiação e causando danos materiais. Felizmente, ninguém saiu ferido”, relatou ele.

Também conhecida como caraibeira, caraíba, paratudo-do-campo, carobeira, craiba, cinco em uma e ipê amarelo do cerrado, a craibeira ocorre naturalmente em regiões de caatinga, cerrado e pantanal. De 12 a 20 metros de altura, possui tronco tortuoso de casca grossa com 30 a 40 centímetros de diâmetro, cuja madeira é bastante utilizada na carpintaria. As mudas da craibeira têm crescimento relativamente lento, florescem em setembro e frutificam em outubro. 

Chuva acompanhada de ventos fortes

Foram necessários apenas 20 minutos para uma forte chuva que caiu sobre a cidade de Patos, no interior da Paraíba, na tarde desta segunda-feira, 10, acompanhada de fortes ventos, para causar muitos estragos por toda Capital do Sertão. No bairro do Salgadinho, um pluviômetro registrou 45 mm.

Fortes rajadas de ventos deixaram a população aflita. Quem estava no meio da rua e foi pego de surpresa tentou se abrigar como pôde, mas a ventania acabou derrubando árvores.

Apesar dos fortes ventos, foram apenas 45mm de precipitação pluviométrica, mas o bastante para alagar ruas e avenidas, principalmente no Centro.

Algumas ruas estão com o trânsito complicado e faltando energia. Os bombeiros já estão em ação.

Na Praça do Fórum Bivar Olyntho, no bairro Brasília, uma árvore foi ao chão após a ventania.

Uma árvore na escola de línguas Cultura Inglesa também caiu.

 

« Voltar

TRAGÉDIA

Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

URGENTE

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo para acompanhar ações contra inundação

Veja também...

DESCOBERTA

Tumba de rei revela tesouros e mistérios da China de 2.200 anos

TRAGÉDIA

Sobe para 66 o número de mortes por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

TRAGÉDIA

Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul