Compartilhe

Entidades representativas declaram apoio a realização do São João de Patos 2020

Por Assessoria PMP    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020


terça-feira, 28 de janeiro, no auditório da Associação Comercial uma Audiência Pública para explanação do Projeto de Lei do Executivo nº 01/2020, referente ao patrocínio de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), para a realização do São João de Patos 2020.

Estiveram presentes vereadores, imprensa e associações como a de taxistas, moto-taxistas, barraqueiros e ambulantes, entre outras entidades que ocuparam todas as cadeiras do auditório.
 

IMG-20200129-WA0004

Compuseram a mesa o Prefeito interino Ivanes Lacerda, a Presidente da Câmara Municipal, vereadora Tide Eduardo, o contador do município, Rogério Lacerda Estrela, o Presidente da FUNDAP, Marcelo Lima, o secretário de desenvolvimento econômico e habitação, Flaviano Resende, e o Presidente da Associação Comercial, Iramilton Medeiros.

O Prefeito interino Ivanes Lacerda ressaltou em sua fala, que a intenção da audiência foi mostrar a importância do São João de Patos, e o aquecimento gerado na economia do município é incalculável.

Ivanes disse ainda que será criada uma Comissão Fiscalizadora com a presença de 15 membros, que representarão a própria prefeitura e órgãos como o Ministério Público, a Associação dos Barraqueiros e a Polícia Federal, pois parte da verba é destinada pelo Governo Federal.

A Presidente da Câmara Municipal, vereadora Tide Eduardo, disse que o Projeto de Lei já se encontra com seus devidos pareceres, para ser votado em primeira votação na manhã desta quarta-feira (29), e que será uma responsabilidade imensa de cada parlamentar, bem como seus respectivos votos serão respeitados.
 

IMG-20200129-WA0021

O Contador do Município, Rogério Estrela, ressaltou que hoje um dos maiores problemas econômicos do país é a falta de emprego e renda, e que o São João de Patos é uma política pública para suprir parte dessa demanda. Lembrando que o valor solicitado no projeto não são gastos, mais sim o investimento de 1 milhão e 500 mil nessa política pública.

O Presidente da Fundação Cultural de Patos, Marcelo Lima, disse que age com responsabilidade, pé no chão e esperança no voto dos vereadores, que vem trabalhando desde o ano passado, pois com a falta do São João 2019, o evento saiu da Rota Turística Nacional, e que a gerência de licitação está trabalhando nesse processo, com toda a equipe financeira e contábil empenhada para a realização desse grande evento.

Participação dos presentes
 

IMG-20200129-WA0008

Ao ser aberto o espaço para os presentes explanarem suas opiniões ou dúvidas, dentre os inscritos destacamos as falas do Presidente da Associação dos Taxistas, Marcos Santos, da Vereadora Nadir Rodrigues e do representante dos vendedores ambulantes, Lira dos Santos.

O Presidente da Associação dos Taxistas, Marcos Santos, disse que a categoria é uma das principais do São João, pois já chegou fazer o translado de 35 a 40 mil pessoas por noite dos bairros para o Terreiro do Forró. Marcos apresentou ainda estatísticas de que se cada um dos 600 taxistas legalizados fizesse R$ 250,00, por noite, isso em apenas 4 dias de evento, daria mil reais por cada taxista e teríamos um total de 600 mil reais que circulariam de forma direta na economia do município.

IMG-20200129-WA0024

A vereadora Nadir Rodrigues, ressaltou que a instabilidade econômica causada pela não realização de um evento do porte do São João, também pode afetar a saúde no tocante do bem estar mental e psicossocial das pessoas, pois segundo a Organização Mundial de Saúde: A saúde é um bem estar físico, mental, psicossocial e não apenas a ausência de doença.

Nadir deixou ainda uma indagação questionando quantas pessoas adoeceram no ano passado pela ausência do São João, haja vista, que uma doença emocional pode se desenvolver se você não tem emprego, não tem como comprar a feira para alimentar a família, não poder pagar um papel de água e de luz, e não ter condições de contribuir com o bem estar de sua família.

O representante dos vendedores ambulantes, Lira dos Santos, ressaltou o desgaste que o comércio patoense viveu com a não realização do São João de 2019, pois atingiu do catador de latinha a rede hoteleira, lembrando ainda que todos os barraqueiros tinham feito empréstimo, e não tendo como pagar, todos ficaram preocupados. Por fim disse que a sua preocupação é com o Projeto e que os vereadores pensem na cidade.

« Voltar

POLÊMICA

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco