Compartilhe

Vacinas da Covid-19 chegam a Patos e outras cidades do Sertão paraibano

Por Redação 40 Graus    Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021


As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 já chegaram ao Sertão paraibano. A informação foi divulgada na manhã desta terça (19) pelo governador João Azevêdo, no Twitter.

Em Patos, as mais de 1.000 doses da Coronavac desembarcaram no Aeródromo Brigadeiro Firmino Ayres em uma aeronave do Estado por volta das 9h20.

Patos receberá 1.295 doses da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac, e segundo o secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, a previsão é de que as primeiras doses sejam aplicadas a partir das 9h desta quarta-feira (20), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O secretário confirmou que o protocolo do Governo do Estado será cumprido, e que serão vacinados primeiramente os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, ou seja, aqueles que trabalham nas UTIs e Enfermarias da Covid-19.

Segundo explicou que o estado da Paraíba só recebeu cerca de 93 mil doses e, dentre essas, precisa vacinar um percentual de 34% dos profissionais de saúde. Essa quantidade obrigou que houvesse uma readequação dos grupos prioritários, colocando os profissionais de saúde na frente da imunização.

Também serão imunizadas em Patos pessoas idosas a partir de 60 anos que convivem em abrigos, e ainda aquelas a partir de 74 anos, mas em domicílio. Conforme as doses das vacinas forem chegando ao município, os grupos prioritários serão gradativamente imunizados com a primeira e a segunda dose necessárias.

As doses da vacina Coronavac, resultado da parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, chegaram no Aeroporto Castro Pinto na noite dessa segunda (18). Segundo o esquema divulgado pelo Ministério da Saúde, 54.689 pessoas formam o 1º grupo alvo da vacinação contra a Covid-19 na Paraíba.

O plano nacional prevê, com a chegada das doses do Butantan, imunização de 42.925 de trabalhadores de saúde (o que representa 35% do total do estado), 1.212 idosos com idade a partir de 60 anos e que vivem em abrigos, 120 pessoas com deficiência institucionalizadas e 10.432 indígenas. Cada pessoa receberá duas doses do imunizante.

A Paraíba contabiliza, atualmente, 177.843 casos confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, 3.902 pessoas morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.

 

« Voltar

MUDANÇAS

Supremo permite foto com traje religioso em documento

DECISÃO

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

PSDB de Patos traça metas e pretende eleger 3 vereadores em 2024

NO SERTÃO

Bandidos agridem idoso de 88 anos em assalto e acabam presos

NO SERTÃO

Debate na Câmara de Patos trata sobre autismo com foco na saúde de quem cuida