Compartilhe

Prefeito Nabor assina decreto municipal que autoriza adoção de ensino híbrido em Patos

Por Assessoria PMP    Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021


Foi na presença de representantes do poder legislativo, secretários municipais e proprietários de escolas da rede privada da cidade que o prefeito Nabor Wanderley assinou, na manhã desta quinta-feira (21), o decreto municipal que estabelece as diretrizes operacionais para a retomada parcial das aulas presenciais em instituições de ensino básico.

As diretrizes são um conjunto de ações estratégicas que objetivam orientar a volta às aulas presenciais gradativamente, propondo protocolos mínimos para tomada de decisões, sendo o seu processo de implantação em total consonância com as legislações nacional, estadual, municipal e demais normativas vigentes.

Neste primeiro momento a retomada será nas instituições da rede privada de ensino, que terão de se adequar de forma estrutural para atender às recomendações sanitárias necessárias para o fornecimento de um ensino híbrido, sendo parte presencial e parte remota.

“É um momento importante, mas é um momento de muita responsabilidade para todos nós. As escolas precisam voltar a funcionar, a economia precisa voltar a funcionar e a educação precisa voltar a funcionar de uma forma responsável e é isso que o nosso decreto representa. Foi discutido com os setores da educação, pela Procuradoria do Município, que deu parecer para que a gente pudesse assinar esse decreto, pela Secretaria de Educação, pelos órgãos de fiscalização da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, do PROCON, enfim todos participaram para que a gente pudesse estar nesse momento,” disse o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

De acordo com o procurador geral do município, Dr. Alexsandro Lacerda, a viabilidade dessa retomada gradativa das aulas presenciais se dá em decorrência da análise de um inquérito sorológico do município, onde Patos avançou para a bandeira amarela.

assinatura de decreto (2)

“Inicialmente gostaria de relatar que Patos teve uma evolução nos últimos momentos sobre os inquéritos sorológicos, onde avançamos para a bandeira amarela, o que nos possibilitou lançar a discussão e, posteriormente, publicar o decreto municipal de possibilidade de retorno das aulas de forma presencial no sistema híbrido. As diretrizes estabelecidas se organizam em quatro pilares: organização administrativa, orientações sanitárias, organização pedagógica e acolhimento socioemocional,” comentou o procurador.

A gestora do Colégio Cristo Rei, Irmã Aparecida Gracielle, considerou o momento como um marco histórico e uma conquista. E destacou a importância do retorno, mesmo que híbrido, tendo em vista que o papel da escola é assegurar que o processo de aprendizagem aconteça independente do formato de ensino.

“É um momento de conquista, um momento histórico na cidade de Patos e para as escolas, porque entendemos a educação como um serviço essencial. Como o retorno será de forma híbrida, a decisão vai ser sempre da família, o papel da escola é assegurar que o processo de aprendizado aconteça seja de forma remota, de forma presencial, de forma online ou de formas que a escola reinvente caminho do aprendizado. Com a pandemia o que a escola mais fez foi redesenhar possibilidades, pois o ensino não pode parar. É um momento histórico, um momento importante, e nós somos conscientes de que esse passo, além de ser um marco, ele multiplica as nossas responsabilidades, porque continuaremos o processo e iniciaremos um ano letivo com pandemia,” relatou a gestora escolar.

« Voltar

MAIS SAÚDE

Mutirão em Patos realiza 40 cirurgias odontológicas em apenas um dia

ESTATÍSTICAS

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo crescem mais que entre héteros, na PB

Veja também...

FÉ E DEVOÇÃO

Patos realiza a Procissão dos Homens entre esta quinta e sexta-feira

DEFINIDO

Veja os confrontos das quartas da Copa do Nordeste e chaveamento

DESCOBERTA

Testes indicam que veneno da cobra cascavel pode ajudar no tratamento contra câncer