Compartilhe

Público recorde, organização e tradição marcam São João de Santa Luzia 2019

Por Epitácio Germano - 40 Graus    Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019


O São João 2019 de Santa Luzia começou no dia 21 de junho, com shows de Jonas Esticado, Cavalo de Pau e Giannini Alencar. A abertura do evento aconteceu com recorde de público na cidade, 40 mil pessoas segundo a organização, e no palco principal do Parque do Forró, a mistura de ritmos deu toque ao sucesso do que seria a festa.

Foram quatro dias de forró em Praça Pública e mais de 20 atrações se revezando entre o palco principal e à tardezinha, na Praça Alcindo Leite. Mano Walter, Zé Cantor e Solteirões do Forró e Saia Rodada foram algumas das atrações principais da programação, mas houve destaque também para valorização artística local com shows de Forró D2, Titico do Acordeon, Jeová do Acordeon, Renard Bergson e Saulo Farra.

O prefeito de Santa Luzia, Zezé, explica que o São João da cidade é uma tradição cultural importante. “Festejar o São João em Santa Luzia é brincar noite e dia, quem conhece volta no ano seguinte e traz mais um amigo.  O São João daqui é considerado um dos mais antigos do país e desde o ano de 2017 é observado pelo aspecto de crescimento, devido ao tratamento da gestão municipal na profissionalização do trabalho de organização”, comentou o gestor. 

Emprego e renda

O crescimento das vendas no comércio durante o período foi estimado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Luzia (CDL) em 40%. No caso da geração de empregos diretos e indiretos, o número informado atingiu cerca de três mil pessoas na cidade, considerando todos os setores da economia. 

palcosaojoaodesantaluziapb

A rede hoteleira da cidade, que inclui de forma oficial o registro de nove pousadas e um hotel registrou ocupação de 100%. Todos leitos foram reservados no início do mês de maio, 30 dias antes do início da programação do São João na cidade.

Organização e acessibilidade 

A área total do evento incluindo o Parque do Forró e a Praça Alcindo Leite tem 13.500 m² e foi preparada pela Prefeitura de Santa Luzia com espaços de alimentação e barracas de comercialização de bebidas e outros produtos para atendimento do público. Uma estrutura elevada reservada para cadeirantes foi instalada no local do evento, distante menos de seis metros do palco principal. 

tardezinhasaojoaodesantaluziapb

Foram instalados ainda o número de 40 banheiros químicos, incluindo, banheiros com acessibilidade e uma equipe formada por 100 pessoas ficou de plantão para trabalhar no processo de higienização e limpeza do local da festa após o encerramento dos shows. 

Transmissão ao vivo

A divulgação do São João 2019 de Santa Luzia em tempo real, com transmissão dos shows pela internet, novamente foi uma marca mantida pela organização do evento. O sistema foi implantado em 2017 e este ano alcançou mais de 116 mil visualizações na página oficial do evento.

Tradição e patrimônio imaterial 

O São João 2019 de Santa Luzia completou 77 anos de tradição. O evento está inserido no calendário turístico nacional como uma das principais festas juninas da região do Nordeste, sendo reconhecido também, como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, conforme a Lei Nº 11.160 de 12 de julho de 2018. Toda programação do evento foi promovida pela Prefeitura de Santa Luzia e apoio do Ministério do Turismo.

 

manowaltersaojoaodesantaluziapb

« Voltar

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NO SERTÃO

1º Workshop de produção de documentários em Malta foi um sucesso

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD