Compartilhe

Governo institui ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’ em 2020 e vai estimular produções em escolas

Por Secom PB    Sábado, 15 de Fevereiro de 2020


A Paraíba vai homenagear, durante os próximos meses deste ano, a trajetória e a obra de um dos paraibanos mais ilustres do Estado: o mestre Sivuca. Através de decreto, publicado na edição deste sábado (15) do Diário Oficial do Estado, fica “instituído o ano de 2020 como ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’ e todas as secretárias e órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual devem incorporar em suas ações e eventos informações alusivas” à temática.

Foto: reprodução

O paraibano Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, ficou conhecido em todo o país por seu talento e domínio sobre a música, com arranjos que levaram a cultura popular nordestina para várias regiões do planeta. Ele nasceu Itabaiana, em 23 de maio de 1930, e fez carreira trabalhando em vários rádios do país e no exterior.

Sivuca morreu em 2012, aos 76 anos, vítima de câncer. Os principais sucessos deixados por ele são ‘Feira de Mangaio’, ‘João e Maria (parceria com chico Buarque), e ‘Adeus Maria’.

Promover o ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’ é, sem dúvidas, um reconhecimento ao talento e à importância dele para o Estado. A iniciativa deverá servir, também, para propagar a obra do paraibano em um cenário cultural carente de novos nomes capazes de impulsionar a cultura popular do Nordeste pelo mundo.

Jackson do Pandeiro

Ano passado o Governo da Paraíba celebrou o centenário de Jackson do Pandeiro. O Ano Cultural estimula a realização de ações para lembrar o nome homenageado. Sivuca também deve ser lembrado em eventos culturais promovidos pelo Governo. Peças de divulgação também devem entrar neste ‘pacote’ de homenagens.

« Voltar

NO SERTÃO

1º Workshop de produção de documentários em Malta foi um sucesso

EM ALTA

Documentário sobre o presidente Lula será exibido em Cannes

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco