Inscrições para o Fies do 1° semestre de 2026 começam nesta terça-feira (3)
Por Janinne Vivian Terça-Feira, 3 de Fevereiro de 2026
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 começam nesta terça-feira (3) e seguem até o dia 6 de fevereiro. O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa vai ofertar mais de 112 mil vagas ao longo do ano, divididas entre os dois semestres letivos.
As regras do processo seletivo estão no edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira (22).
Para o primeiro semestre de 2026, o MEC disponibilizou 67.301 vagas. Outras 44.867 vagas estão previstas para o segundo semestre, totalizando mais de 112 mil oportunidades de financiamento.
Quem pode se inscrever no Fies
Para participar da seleção, o candidato precisa ter feito o Enem a partir de 2010. É necessário alcançar média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
Outro critério exigido é a renda familiar. O estudante deve ter renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863.
Como funciona a classificação
A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, em ordem decrescente. O sistema também considera o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
Terão prioridade, nesta ordem, candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil.
Em seguida, entram os que já usaram o Fies e quitaram a dívida, além de quem já concluiu a graduação.
Resultado e próximos passos
O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro.
O candidato poderá ser pré-selecionado em apenas uma opção de curso. Quem for selecionado deverá complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro, no sistema do Fies Seleção.