Compartilhe

Famílias de Malta se destacam no cultivo de hortaliças agroecológicas diversificadas

Por Assessoria    Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018


Na manhã desta quinta - feira 24/05, o Secretário de Agricultura de Malta, Hildo Monteiro, juntamente com o Coordenador Regional da Emater Francisco Acácio, a equipe local de Malta Pedro Ferreira, Maria do Carmo e Rizonete, a assessora regional Socorro Cruz e as Extencionistas Sociais Celiane, Conceição e Estefânia, representantes do CMDRS, Deuziene e Marciana, os vereadores José Salviano, Maria Lidiana e José Leite, visitaram o Sítio Açude Novo e conheceram de perto o projeto de hortaliças agroecológicas diversificadas, realizada pelo agricultor José dos Santos.

Uma família residente no Sítio Açude Novo, no município de Malta, no Sertão Paraibano, mudou sua vida com o cultivo de hortaliças agroecológicas em 01 (um) hectare de terra destinada à comercialização junto ao Programa Nacional de Alimentar Escolar (PNAE), em feiras livres, restaurantes e mercadinhos.

Seguindo a orientação técnica da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada - GU, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o agricultor familiar José dos Santos há dois anos descobriu que essa atividade era uma oportunidade para melhorar a renda familiar.

Há dois anos o agricultor cultiva hortaliças agroecológicas (alface, cebolinha, agrião, pimentão e couve-flor), que vem tendo boa aceitação. Também trabalha com fruteiras e a criação de galinhas de capoeira e no mesmo espaço cria vacas para a produção de leite, que transforma em queijo artesanal.

Quando percebeu que o projeto poderia crescer, o filho do agricultor, Alexandre de Oliveira Santos, que trabalhava numa cerâmica, decidiu se dedicar no trabalho com o pai, ampliando a produção de hortaliças para atender os mercados das cidades de Malta, São José de Espinharas e Vista Serrana.

Irrigação – Usando o sistema de irrigação por micro aspersão, utilizando água de um poço artesiano e seguindo orientações técnicas, o agricultor José dos Santos vem obtendo sucesso com sua atividade, mesmo sendo numa pequena área de terra. “Percebemos que a família de agricultores é bem receptiva às orientações técnicas, com o sistema rotativo, por isso vem obtendo sucesso resultados”, comentou a assistente social Maria do Carmo.

A equipe técnica da Emater em Malta é composta de Pedro Ferreira Leite, chefe do escritório local, da assistente social Maria do Carmo Medeiros Santos, o coordenador regional em Patos é Francisco Acácio, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Malta.

« Voltar

NA PARAÍBA

Hospital de Trauma de Campina Grande afasta equipe após cirurgia em perna errada de criança

MAIS SAÚDE

Liga Acadêmica realiza live em Patos sobre importância do diagnóstico de autismo em adultos

Veja também...

ABSURDO

Mulher é submetida a cirurgia cesariana sem estar grávida no RN

MAIS EDUCAÇÃO

Escola Pública de Trânsito de Patos leva boas práticas com o Projeto Agente de Trânsito Mirim

MAIS SAÚDE

Prefeitura de São Mamede e ONG Adota Patos iniciam cirurgias de castração de cães e gatos