Compartilhe

Procurador de Patos esclarece destino de recursos da emenda do deputado Julian Lemos

Por Assessoria PMP    Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2020


O procurador do município de Patos, Jonas Guedes, esclareceu na manhã desta sexta-feira (20) os fatos com relação à matéria jornalística veiculada sobre emenda parlamentar do deputado federal Julian Lemos, destinada ao município devido pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o procurador o valor encaminhado para o município foi o de 985 mil reais, direcionado para o custeio, o incremento do PAB, e não para compra de equipamentos.

“O município de Patos agradece ao deputado federal que teve a sensibilidade e encaminhou realmente para passar um valor significativo, mas esse valor chega a 985 mil reais, esse investimento foi para o incremento PAB. Ou seja, através dessa proposta encaminhada para Patos, o recurso foi destinado para custeio para Atenção Básica de Saúde, não para compra específica de qualquer tipo de equipamento, o que se caracterizaria como investimento,” informou Jonas Guedes.

Ainda segundo o procurador, não houve envio de verba de investimento, o que implica, portanto, na utilização obrigatória dos recursos na manutenção das ações de custeio da Atenção Básica, como Equipes de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde.

“Caso a verba fosse de investimento, serviria sim para aquisição de ventiladores mecânicos. Cada cidadão pode fazer a consulta das propostas do FNS e do FAF, e pode verificar que a proposta encaminhada foi para o incremento PAB e não para investimentos. Neste sentido a Procuradoria do município identificou e irá encaminhar toda documentação para o MPF, que já instaurou a investigação e nós vamos demonstrar que o município jamais poderia adquirir esses equipamentos através dessa verba encaminhada pelo deputado federal Julián Lemos,” destacou o procurador do município, Jonas Guedes.

Na matéria veiculada, constava que o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar denúncia que aponta que o deputado federal Julian Lemos enviou verba federal de R$ 1,3 milhão para a compra de três ventiladores mecânicos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos, mas os equipamentos não foram adquiridos.

A portaria com a abertura do inquérito foi publicada no diário eletrônico do MPF desta quinta-feira (19). Os ventiladores seriam usados no combate à covid-19.

O deputado Julian Lemos informou ao ClickPB que desconhecia a denúncia e que destinou verbas para o combate à covid-19 para diversas cidades do estado, incluindo Patos. Ele acredita, porém, que o valor que foi destinado à Prefeitura de Patos foi bem menor do que o que consta na denúncia. ''Posso dizer com segurança que não foi isso tudo, foi um valor bem menor'', comentou.

« Voltar

CUIDADOS

Patos e outros 91 municípios da Paraíba em alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h

MAIS EDUCAÇÃO

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cacimba de Areia recebem fardamento escolar

Veja também...

NOVIDADES

'Guerra Civil', com Wagner Moura e Kirsten Dunst, estreia nos cinemas da Paraíba

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho