Compartilhe

Ministério Público investiga contratos de R$ 80 mil de prefeitura do Sertão para coleta de lixo

Por Jornal da Paraíba    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019


A Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa do Ministério Público (MP) da Paraíba está de olho nos serviços de coleta de lixo da cidade de Diamante, no Sertão do Estado, e vai investigar contratos firmados entre a prefeitura e empresas destinadas ao recolhimento e tratamento dos resíduos na cidade. As suspeitas são de que tenha ocorrido dispensa irregular de licitação e de que uma das empresas contratadas sequer tinha funcionários e máquinas para a prestação dos serviços.

O contrato de prestação de serviços teve um prazo de nove meses e teria custado R$ 80 mil aos cofres municipais. Para o MP, é preciso “apurar a ocorrência dos delitos imputados, identificar todos os responsáveis, coletar novas provas, caso necessário, e aquilatar o grau de responsabilidade de cada envolvido”, discorre a portaria publicada nesta quarta-feira (22).

Através de portaria 44/2019, o Subprocurador-Geral de Justiça Alcides Orlando de Moura Jansen pediu a apuração rigorosa dos fatos, assinalando que existem “indícios de crime de responsabilidade cometido pela prefeita do Município de Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira, no tocante a supostas fraudes em licitação”.

Empresa com licença vencida

Segundo o MP, a prefeitura teria dispensado de licitação a contratação da empresa WM Engenharia e Serviços Ltda-ME, para a prestação de serviços de coleta de resíduos sólidos, mesmo estando a empresa com licença ambiental de operação vencida desde 9 de junho de 2016; e também teria contratado a empresa Abílio Ferreira de Lima Neto-ME para realizar, também, a coleta de resíduos sólidos do município, “sem que essa possuísse equipamentos, maquinários, veículos e funcionários para os serviços contratados”.

A reportagem do Jornal da Paraíba procurou a prefeita de Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira, mas não conseguiu localizá-la por telefone. Os proprietários das duas empresas citadas no procedimento instaurado pelo MP também não foram localizados.

« Voltar

NA PARAÍBA

Hospital de Trauma de Campina Grande afasta equipe após cirurgia em perna errada de criança

MAIS SAÚDE

Liga Acadêmica realiza live em Patos sobre importância do diagnóstico de autismo em adultos

Veja também...

ABSURDO

Mulher é submetida a cirurgia cesariana sem estar grávida no RN

MAIS EDUCAÇÃO

Escola Pública de Trânsito de Patos leva boas práticas com o Projeto Agente de Trânsito Mirim

MAIS SAÚDE

Prefeitura de São Mamede e ONG Adota Patos iniciam cirurgias de castração de cães e gatos