Compartilhe

Biblioteca pública subterrânea de 2 mil anos é encontrada na Alemanha

Por Globo.com    Domingo, 5 de Agosto de 2018


urante a construção de um centro comunitário para uma igreja em Colônia, na Alemanha, pesquisadores encontraram as paredes de uma construção de dois mil anos. Em um primeiro momento, suspeitaram que a estrutura fosse de um pátio público da época. Após análises, no entanto, eles concluiram que trata-se de uma biblioteca pública do passado.

Acredita-se que a biblioteca tenha sido construída entre 150 e 200 d.C. Com uma estrutura de 20 por 9 metros, o local tem várias aberturas com tamanhos de 50 a 80 centímetros nas paredes. Após comparar a construção com outras do tipo realizadas em Alexandria e Roma, os arqueólogos chegaram à conclusão de que aquela biblioteca guardava pergaminhos.

"Levamos um tempo para identificar os paralelos - nós podíamos ver que as aberturas eram muito pequenas para guardar estátuas. Mas elas eram um tipo de depósito para os pergaminhos", afirmou Dirk Schmitz, do Museu Romano-Germânico de Colônia, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. "Elas são bem particulares em bibliotecas. É possível ver outras do tipo na biblioteca da antiga cidade Éfeso."

Biblioteca podia abrigar até dois mil pergaminhos (Foto: Museu Romano-Germânico de Colônia)

Leia também:
+ Civilização maia foi extinta após período de seca, afirma estudo
+ Conheça a ilha onde corpos 'encolheram' e cientistas não sabem o porquê

Segundo Schmitz, a biblioteca tinha capacidade para abrigar até 20 mil pergaminhos. Ele afirma ainda que as chances de ter sido um prédio público são grandes. "A estrutura fica no meio de Colônia, no centro comercial, um espaço público no meio da cidade. A construção foi feita com materiais de excelente qualidade, e esse tipo de prédio, por ser tão grande, tende a ser público."

A equipe do museu agora trabalha em estudar com mais calma os resquícios desse local histórico e desenvolver estratégias para preservá-lo. A ideia é que seja possível vê-lo do centro comunitário que ainda está em construção. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD